Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

02 julho 2008

Férias à vista....

Chegou o verão e as tão desejadas férias. Calor, praia, amigos e ... que tal uns livros "à maneira" para que o verão não se transforme numa "seca" (e não estamos a falar do calor!). Aqui ficam algumas sugestões. Gostas de ficção? Não podes perder A Porta do Tempo de Ulysses Moore ou O Último Grimm de Álvaro Magalhães. Não é bem o teu estilo? Então que tal Ciência e Universo? Recomendamos A Chave Secreta para o Universo de Lucy e Stephen King. Ainda não acertámos? Talvez mistério e crime em Detective Esqueleto de Derek Landy. Imperdível. Para quem está a torcer o nariz a estas leituras pouco profundas que até parecem um poça de água quente na maré baixa, que tal O Livro dos Grandes Opostos Filosóficos de Oscar Brenifier e Jacques Després? Um pouco de filosofia antes da sesta da tarde.
Não gostas de ler? Não acredito mas aqui fica outra sugestão: A Bússola Dourada, em DVD. A tua Biblioteca está fechada para férias mas continuamos virtualmente. Se precisares de sugestões basta enviares o teu comentário.
Bom descanso aproveita para recarregar as baterias!!!
CC





01 julho 2008

Um novo desafio para 2008/09 !


O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas apresentaram no dia 20 de Junho o projecto a LeR+. Este será lançado em 33 escolas, de todo o país, durante o ano lectivo 2008/2009.
Pretende-se que as escolas e bibliotecas escolares em estreita parceria com as biliotecas públicas e toda a comunidade possam criar uma cultura integrada de leitura.

Para tal será fundamental:

* colocar o prazer de ler no centro dos esforços da escola;

* assegurar o máximo de visibilidade à leitura em contexto escolar ;
*envolver todos os elementos da comunidade escolar;

*trabalhar em parceria com as famílias;

*estabelecer relações com a comunidade local e com outras escolas.

Como escola parceira ne
ste projecto, este será o desafio a enfrentar no próximo ano lectivo.

Mãos à obra...

Educação Especial - A a Z..

Um reflexão do professor João Paulo Amaral sobre o crescimento exponencial  do fenómeno turístico  em Portugal e os desafios que este susc...