CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

28 janeiro 2009

"O Rapaz do Pijama às Riscas"- o filme

Outra vez? Devem estar vocês a pensar. Não foi engano, nem falta de assunto. Queremos agora falar-vos não do livro, mas sim do filme.
Com realização e argumento de Mark Herman, este filme apresenta-nos um rapaz de oito anos, Bruno, o protegido filho de um agente nazi cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde Bruno não encontra nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, Bruno ignora os constantes avisos da mãe para não explorar o jardim, por detrás da casa, e dirige-se à quinta que viu ali perto. Nesse local, Bruno conhece Shmuel, um rapaz da sua idade que vive numa realidade paralela, do outro lado da vedação de arame farpado. O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Shmuel desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras. Se já leram o livro, que tal uma escapadinha para ver o filme? Aqui ficam algumas imagens para "abrir o apetite"!
CC

21 janeiro 2009

"Apanhados a ler"

A Biblioteca Lima de Freitas está a promover um Concurso de Desenho, Pintura e Fotografia destinado a todos os alunos do Agrupamento, Professores, Funcionários e Encarregados de Educação. Pretende-se estimular o gosto pela leitura, criatividade e promover a sua divulgação. Mais informações na Biblioteca da Escola Lima de Freitas. Não se atrasem pois a vossa participação é fundamental e contamos com ela.
CC

Promoção da leitura


Decorre nos dias 22 e 23 de Janeiro na Fundação Calouste Gulbenkian, Casa da Leitura, o Congresso Internacional de Promoção da Leitura. Com o tema formar leitores para ler o mundo este encontro é um projecto que pretende seguir as áreas da literatura infanto-juvenil, as questões teóricas da leitura enquanto processo de conhecimento e as boas práticas e estratégias de promoção da leitura. Assim, na sequência dos objectivos da Casa da Leitura, trata-se de acrescentar eficácia ao desenvolvimento de projectos e políticas de formação de leitores competentes. Formar leitores competentes é, pois, a linha orientadora do Congresso: as políticas, estratégias, metodologias e instrumentos para a formação de novos públicos leitores como fio condutor e unificador de todas as temáticas abordadas.
CC

15 janeiro 2009

"Leituras e Companhia"


A Equipa da Biblioteca da Escola Secundária Lima de Freitas gostaria de começar este novo período e o ano de 2009 agradecendo a todos os que participaram na 1ª edição deste ano lectivo, decorrida em Novembro de 2008. Aproveitamos o momento para expressar o nosso orgulho e incentivo aos alunos Ana Alves, Paulo Camolas e Rui Cotrim, equipa do escalão C (3º ciclo) e Cátia Luz, André Graça e Ruben Gomes, escalão D (Secundário). Os vencedores irão representar a nossa escola na final distrital que terá lugar na Biblioteca Municipal de Alcochete.

Mensagens TOP