Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

27 janeiro 2010

O Jantar Chinês

Nesta obra de Maria Ondina Braga, O Jantar Chinês, quase todas as histórias aqui reunidas decorrem na China, local  onde a autora viveu e trabalhou durante muitos anos. Com uma sensibilidade muito viva, Maria Ondina Braga encontrou nesse país um largo campo de experiências de vida que transpôs para a escrita com uma elegância e uma delicadeza raras. Como exemplo do que afirmamos, deixamos aqui um pequeno exemplo, presente no remate da primeira destas histórias, «O jantar chinês»:  A lua, agora dourada, boiava no chá, resplandecia nos últimos fumos do incenso, brilhava nas faces pálidas de Yu e do avô, transformava as cinzentas águas do rio num lago de luz.
Boas leituras!
CC


Padrinhos e Afilhados: o encontro!

Foi com grande prazer que, no passado dia 19 de Janeiro, a nossa Biblioteca acolheu o encontro entre Padrinhos e Afilhados. Foram momentos muito interessantes entre os alunos da Escola Básica do Casal das Figueiras e da nossa escola. Na sequência da troca de correspondência efectuada entre Padrinhos e Afilhados, foi então o "grande momento": o encontro. Aproveitando a diferença de ciclos e as suas experiências de leitura, os Padrinhos deixaram sugestões aos seus afilhados, para leituras consideradas adequadas e muito interessantes, havendo inclusivamente, troca de livros. Os próximos encontros ocorrerão a 27e 28 de Janeiro e 3 e 4 de Fevereiro, envolvendo alunos do 7º, 8º, 9º e 10º anos.
Até lá, boa correspondência e melhor leitura.
CC

24 janeiro 2010

Encontro com a escritora Mª José Silveira



Na passada sexta-feira, dia 22 de Janeiro, no auditório da escola sede do agrupamento, teve lugar o encontro com a escritora brasileira Maria José Silveira, formada em Comunicação, Antropologia e mestre em Ciências Políticas. Para além de escrever, é tradutora e colunista. Da sua obra literária constam quatro romances e dezasseis narrativas infanto-juvenis.


A vinda da escritora à nossa escola enquadrou-se no programa da I Jornada Luso-Brasileira de Literatura para crianças e jovens que decorreu, no dia anterior, na Faculdade de Letras de Lisboa, organizada pelo CLEPUL (Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa).

A escritora apresentou sumariamente o seu primeiro romance, A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas (2002), que tem, como enquadramento histórico, o Brasil desde o seu “achamento” (1500) até aos nossos dias, e se estrutura em torno de uma família, seguindo sempre a história da filha mais velha. A acompanhar a escritora esteve Laura Areias, doutorada na área das literaturas lusófonas e actualmente investigadora do CLEPUL, que leu alguns excertos do romance.

O encontro contou com a presença de cerca de 70 alunos do Ensino Secundário que tiveram a oportunidade de participar, lendo ou colocando algumas perguntas à escritora. As professoras Dina Chora e Maria João Pereira (enquanto professora bibliotecária), que promoveram este encontro, consideram ter sido um evento conseguido, dada a atitude dos alunos, que felicitam, pela postura e interesse demonstrados.

Estão disponíveis, na Biblioteca, algumas das suas obras oferecidas amavelmente pela escritora.

Dina Chora (professora de Língua Portuguesa)


19 janeiro 2010

Escritora Brasileira na nossa Escola!

Dia 22 de Janeiro teremos o prazer de  receber na nossa escola Maria José Silveira, escritora, tradutora e editora. Nasceu no Brasil, mora em S. Paulo, é formada em Comunicação, Antropologia e é mestre em Ciências Políticas. Foi jornalista, redactora de publicidade e editora. Mantém uma coluna num site literário (www.cronopios.com.br). Tem romances, contos e livros infanto-juvenis publicados.
Recebeu um prémio, em 2002, com o seu primeiro livro A Mãe da Mãe de sua Mãe e suas Filhas. Mais tarde, em 2004, O Fantasma de Luis Bunuel recebeu uma menção honrosa. Em 2007, O Voo da Arara Azul foi premiado pela Secretaria de Cultura do Estado de S. Paulo.
Estes são só alguns dos muitos títulos de quem “respira e vive entre e com os livros.”.

11 janeiro 2010

A Ilha do Tesouro

Apesar do título, e ao contrário do que possam pensar, não vos vamos falar da obra A Ilha do Tesouro. Desta vez gostaríamos de vos falar do autor, Robert Louis Stevenson. Sabemos que são a geração das novas tecnologias, por isso gostaríamos de vos sugerir um site, recentemente disponibilizado, com imenso material  que realça os diferentes estilos literários que ele abordou. Este site contem um importante espólio fotográfico, entre diversa informação da vida e obra do autor e muitos links para as mais diversas entidades, académicas e outras. Aqui fica: http://www.robert-louis-stevenson.org/.
CC

05 janeiro 2010

Bom regresso!

Mais um ano, outra década, a mesma vontade de estar convosco. Tivemos um primeiro período cheio de actividades, concursos, exposições, leituras e sala cheia de gente  que gosta de ler, de ver televisão, de ver um filme ou simplesmente de estar aqui. Queremos que continuem a aparecer por cá. Como dizia o poeta: "Gostamos de vos ter aqui..." Até já!

Educação Especial - A a Z..

Um reflexão do professor João Paulo Amaral sobre o crescimento exponencial  do fenómeno turístico  em Portugal e os desafios que este susc...