21 março 2011

Dia Mundial da Floresta, da Árvore e da Poesia

No âmbito do Dia Mundial da Floresta, da Árvore e da Poesia, decorreu na escola Lima de Freitas, a comemoração desta efeméride.
As promotoras da iniciativa foram as professoras Isabel Veloso e Fátima Pinto, em conjunto com as suas turmas de CEF, de 9º ano.
Foi pedido à comunidade educativa que escrevesse mensagens, em papel reciclado, manifestando desejos e sonhos para o futuro. Parte dessas mensagens foram colocadas em balões, juntamente com sementes de várias espécies, e os balões foram lançados pelos alunos, criando uma imagem colorida, em homenagem à Primavera e à Esperança.
Em seguida, foram plantadas duas árvores, um pessegueiro de jardim, simbolizando a árvore dos sonhos, e uma laranjeira, simbolizando a árvore dos desejos, junto das mesmas ficaram as restantes mensagens.


Velhas Árvores

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores novas, mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera, e o insecto, à sombra delas
Vivem, livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem:

Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!

                              Olavo Bilac, in "Poesias"

20 março 2011

Concurso "Escrever a verde"

Depois de vos anunciar a chegada da Semana da Leitura, gostaria de começar por destacar uma primeira atividade que vai ter incio já dia 21 (2ª feira) e que decorrerá durante esta semana. Falo-vos do concurso Escrever a Verde. Juntando o tempo quente que se aproxima, as saudades do sol, que todos nós já sentimos, e a vontade de contactar com a Natureza, propomos o seguinte exercício: escrever um texto, com muita criatividade, subordinado ao tema -
"As árvores, como os livros, têm folhas e margens lisas ou recortadas".
Não vos maço com pormenores. Estão na banda lateral direita onde podem ler "Regulamento do concurso Escrever a Verde". Não preciso dizer que ficamos à vossa espera, pois não?
CC

Semana da Leitura

Como diz o nosso povo: Março, marçagão tem um livro sempre à mão. Ou será que não era assim... Eu sei que não, mas dá-me jeito para vos anunciar a chegada de mais uma Semana da Leitura. Preparados? Ansiosos? Eu sei que sim. Deixo-vos o belo cartaz feito pela professora  Rosário. Não esqueçam: diversão é participação.
CC

17 março 2011

Depois de 20 anos...

 “Ninguém é insubstituível, mas somos todos importantes e necessários”  John Kennedy.
Assistimos, com muita tristeza, à saída da D Hélia da nossa Biblioteca, em virtude de ir trabalhar para outro local.
A D. Hélia é sinónimo de Biblioteca, assim como a Biblioteca é sinónimo da D. Hélia. Ambas são indissociáveis.
A D. Hélia habituou-nos, ao longo do tempo, a ser uma profissional dedicada e competente, transmitindo-nos com a sua postura, o seu entusiasmo e o seu empenho, como se pode trabalhar com afecto num local de trabalho.
Sempre que me deslocava à biblioteca, era recebido com um sorriso simpático e genuíno, sorriso esse extensível a todos os membros da comunidade educativa.
 Sempre atendeu as pessoas que se lhe dirigiam, muitas vezes em simultâneo, com a genica e a determinação que lhe são peculiares.   
 Profunda conhecedora do fenómeno desportivo, em particular o futebol, fazia com que as nossas trocas de impressões sobre o nosso Vitória, sobre os filhos que jogam em Portugal e no estrangeiro, fossem um prazer acrescido. 
A D. Hélia será, seguramente, uma mais-valia no local para onde irá desenvolver a sua actividade profissional.
A sua risada ecoa ao longe, sendo facilmente perceptível e identificável.
O sentimento de orfandade provocado pela sua ausência, será notório, evidente e visível.  
Vão-me fazer muita falta as nossas conversas desportivas.
Desejamos-lhe sinceramente, nessa nova fase da sua vida, muitas felicidades.
Beijos e abraços. 
Giovanni Licciardello

16 março 2011

Março de leituras...

Março, mês de leituras e de concurso. Eu sei que já vos tinha falado disto mas também sei que andam cheios de trabalho, de testes e de outras coisas (que aqui não posso referir) que vos ocupam a cabeça. Então, achei melhor passar por cá para vos recordar que a próxima edição do nosso concurso Leituras e Companhia decorre nos dias 6, 7 e 8 de Abril e os títulos escolhidos são: para o escalão B, Herbário de Jorge Sousa Braga; escalão C, História do Senhor Sommer, Patrick Suskind , escalão D, Alice, no País das Maravillhas de Lewis Carroll. Não percam tempo: é começar a ler e inscrever, já.
Estamos à vossa espera!
CC