Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

30 abril 2012

Concurso Leituras & Companhia

Parece distante mas se olharem para o calendário, com atenção, o ano letivo está quase a acabar. Aliviados? Preocupados? Agora já não vale a pena. O que vale mesmo a pena é inscreverem-se na última edição, deste ano letivo, do nosso já bem conhecido concurso Leituras & Companhia. Desta vez, e para aproveitar as visitas da simpática escritora à nossa escola, o livro a concurso será Diário de Sara, a Verde.  e terá lugar nos dias 11 e 12 de junho. Devido aos exames, para não vos sobrecarregar e poderem estudar com afinco para o momento importante que se  aproxima, o concurso só estará aberto ao 5º, 7º e 8º anos. Que estão à espera para se inscreverem? Que passe o feriado? Se é por isso , encontramo-nos quarta feira. Até lá...
CC

23 abril 2012

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


"Mãe, choves o significado do teu nome sobre a terra, choves amor."

Recomendamos a leitura deste livro infantil de José Luís Peixoto, com ilustrações de Daniel Silvestre da Silva.

20 abril 2012

Dina Barco vem à Escola S 2/3 Lima de Freitas




No dia 23 de abril, a escritora Setubalense, Dina Barco, vai estar presente na escola Lima de Freitas, por volta das 15h, para apresentar o livro “Diário de Sara, a Verde” e conversar com os alunos sobre os temas abordados.
Esta iniciativa conta com o apoio dos professores de Língua Portuguesa dos 6º e 7º anos e da Biblioteca da escola.
A palestra terá lugar no auditório da escola.

Os alunos do 6ºD e 6ºE

19 abril 2012

Milagrário Pessoal

Sabemos que os tempos estão dificeis, não há muito dinheiro, mas arranja-se sempre qualquer coisa. Por isso a biblioteca tem o prazer de vos apresentar uma das nossas várias aquisições.
Então comecemos pela primeira leitura que vos recomendo: Milagrário Pessoal de José Eduardo Agualusa.
Uma história de amor que não tem o amor como centro da sua história. Perceberam? Não? Eu explico: temos uma bela jovem, um velho professor anarquista angolano, mas a sua busca não é sentimental e sim linguística. Este é um  romance de amor e, ao mesmo tempo, uma viagem através da história da língua portuguesa, das suas origens à  atualidade, percorrendo os diferentes territórios aos quais a mesma se vem afeiçoando. Tenho a certeza que também vão gostar. Convido-vos a experimentar...
CC  

16 abril 2012

Já temos vencedores do concurso "Leituras e Companhia"

Sei que estavam ansiosos para saber quem tinha escrito o melhor texto, quem tinha acertado mais respostas, em suma, quem sabia mais sobre Galileu Galilei. Não vos faço esperar mais, aqui vai!
No escalão B, em as ilustres vencedoras foram Catarina Lixa, Beatriz Sena e Carolina Brissos do 6ºB; no escalão C, os ilustres vencedores foram Milene Fernandes, Ruben Ribeiro e Tiago Grilo do 7ºA. Muitos parabéns a todos, vencedores e participantes e não se esqueçam que ainda vai haver mais uma edição este ano. Esperamos pelas vossas inscrições e agradecemos a vossa participação.
Até lá, boas leituras.
CC


Hoje vamos falar de Hans Christian Andersen.
Hans Christian Andersen nasceu na Dinamarca, na cidade de Odense, em 1805, no seio de uma família muito pobre. O seu pai era sapateiro, e a sua mãe era lavadeira.
Em 1816, o seu pai morreu e ele, com apenas onze anos de idade, foi obrigado a abandonar a escola.
Através da sua infância pobre, Andersen teve a possibilidade de conhecer os contrastes da sua sociedade, o que influenciou bastante as histórias infantis e adultas que viria a escrever posteriormente.
Hans Christian Andersen ficou mundialmente conhecido por ter sido dos primeiros escritores a escrever livros dedicados especificamente às crianças.
Entre os contos de Andersen, destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha e A Pequena Vendedora de Fósforos, entre outros
Em 1866, Andersen esteve em Portugal, tendo estado em Setúbal um mês, hospedado na Quinta dos Bonecos. Na sequência das suas impressões sobre esta viagem, Hans Christian Andersen publicou o livro intitulado “Uma Visita a Portugal em 1866”.
Nesse livro, Andersen dedica um capítulo inteiro à nossa cidade de Setúbal, tecendo considerações altamente elogiosas, relativamente à beleza de toda esta região.
O nosso Agrupamento de Escolas Lima de Freitas está, neste ano letivo 2011/2012, a homenagear Andersen através da leitura dos seus contos. Estão a realizar-se várias atividades, no âmbito do projeto aLer+, como por exemplo, a seleção de um dos seus livros para o concurso Leituras&Companhia, ou trabalhos que envolvem as disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Visual e Tecnológica e Ciências da Natureza. Esta interdisciplinaridade visa a exploração dos contos nas vertentes da escrita, da leitura e da imagem.
Giovanni Licciardello

Exposição Dia Internacional dos Direitos Humanos

Exposição de trabalhos do 9º E (Mundo Atual) e do 12º E (Psicologia) para lembrar o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. Registo de pal...