02 outubro 2013

Bibliotecas escolares ativas

EDUCAÇÃO

Bibliotecas escolares ativas

Visitas guiadas, desafios e animações de leitura, concursos de escrita e leitura são atividades propostas para assinalar, em outubro, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2013, espaços de aprendizagem que no concelho de Setúbal ascendem as quatro dezenas.

"Biblioteca escolar: uma porta para a vida" é o mote das comemorações internacionais deste ano, mas também do Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, assinalado a 28 de outubro.

O conjunto de atividades, desenvolvido pelos professores bibliotecários, é promovido pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal (GTBECS), que integra representantes da DRELVT - Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e da Câmara Municipal de Setúbal, através do SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares.

O Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, em Azeitão, propõe aos alunos, entre outras ações, "Bora fazer um blogue?" e, aos professores, "Chá com livros".

Destinada à comunidade educativa, o Agrupamento de Escolas Lima de Freitas sugere a criação de um pequeno livro de recordações no qual alunos, professores, encarregados de educação e funcionários deixem a sua reflexão enquanto utilizadores da biblioteca escolar.

O livro "Memórias de mão em mão" fica em exposição, no dia 28, na biblioteca escolar da escola-sede do agrupamento.

"Hora do Conto" e "Leituras para a vida" são outras atividades propostas.

Ao longo do mês, o Agrupamento de Escolas Ordem de Sant'Iago promove um "Bibliopaper", o concurso "Autor/Personalidade do Mês" e o workshop de escrita criativa "Escreve… e conta VI" seguido da criação de um livro.

Já o Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage organiza, entre os dias 7 e 11, no âmbito Dia Mundial dos Correios, um atelier para a criação de um selo pelos alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo.

No mês em que se assinala igualmente o Dia das Bruxas, a Escola Profissional de Setúbal expõe artefactos alusivos à temática, produzidos na Oficina de Expressão Plástica, além da atividade "Mensagens Fantasmagóricas".

A comunidade educativa é convidada pela Escola Secundária de Bocage a contribuir no painel coletivo sobre "O livro que mudou a minha vida".

Outras ações deste estabelecimento de ensino são o "Pintor Inspirador", que aborda obras de Amadeo de Sousa Cardoso e de Van Gogh, e a exposição "Portugal tem escritores".

Na Secundária D. Manuel Martins, os alunos que mais livros requisitaram no ano letivo 2012/2013 falam sobre o tema "Nós gostamos de ler!". Uma apresentação da versão manuscrita de "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco, é outra das várias atividades a decorrer ao longo do mês.

A promoção das bibliotecas escolares enquanto recurso de aprendizagem e de apoio às ações e aos programas de leitura é o principal objetivo do conjunto de iniciativas que assinala o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

O fomento do convívio e da troca de experiências de leitura entre diferentes grupos etários, o apelo ao imaginário e à estética da escrita, o incentivo da reflexão sobre leituras feitas e o incremento de hábitos de leitura são outros propósitos da efeméride.
 
in, Guia de Eventos, Município de Setúbal
30 setembro 2013

Sem comentários: