CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

17 fevereiro 2013

Eu escrevo!


Cá estamos nós com mais um convite. Desta vez a proposta é para a Semana da Leitura Março 2013. Qual  é a nossa proposta? Participar no concurso Eu Escrevo! Concorram com um trabalho sobre a leitura e o mar e habilitem-se a ganhar prémios. Este concurso pretende desafiar-vos, a partir de leituras diversas, a criarem textos sobre a leitura e o mar. Mais informações na vossa biblioteca. Contem-nos como é que leem o mar.   CC

08 fevereiro 2013

Os incríveis Dalton

Conhecem a expressão: "Não queres ler vê os bonecos?" Então experimentem esta sugestão para a interrupção do carnaval. Os Irmãos Dalton! Os verdadeiros Dalton  (Bob, Grat, Bill e Emmett) são as figuras centrais das histórias que compõem a coleção Lucky Luke. Com o seu aspecto particular e uma inacreditável estupidez natural, os quatro bandidos fazem a sua aparição em apenas dois albuns de toda a coleção. A ideia ocorreu ao desenhador e argumentista Morris em 1951, quando estava a viver em Nova Iorque e tomou a decisão de incluir figuras históricas da conquista do Oeste.  Para se documentar, o autor pesquisou na Biblioteca de Nova Iorque - naquele tempo não havia Internet .... -, onde os documentos davam conta de uma série infindável de actos à margem da lei nos quais era dificil separar a fição da realidade. De facto, a carreira da quadrilha durou dois anos e consistia essencialmente em assaltos a comboios, realizados de forma desajeitada, sem imaginação e terminando em matanças sangrentas. Morris decidiu dar aos quatro irmãos a mesma expressão facial assustadora e pouco inteligente, complementando o retrato com o escalonamento das alturas. O primeiro confronto dos Dalton com Lucky Luke acabou com o bando no cemitério.  A publicação da história teve um êxito enorme e começaram a suceder-se as cartas de leitores a pedir mais aventuras com aqueles personagens. Como não era possível ressuscitá-los, René Goscinny, que entretanto assumira a autoria dos argumentos da série, teve a ideia de introduzir os primos Dalton (Joe, William, Jack e Averell). Eram em tudo idêntidos aos originais, obcecados com a morte dos primos e com a ideia da sua vingança. O resto da história todos conhecem. Ou não?
CC

05 fevereiro 2013

Anne Frank: virtual


Quem não ouviu falar de Anne Frank? Quantos de vós já leram o Diário de Anne Frank e se deixaram emocionar com a força, coragem, determinação e sofrimento desta rapariga tão jovem e ao mesmo tempo tão adulta para a idade que tinha? Quantos de vós não desejaram poder visitar a casa onde ela se escondeu mas, ainda assim, foi encontrada? Se já leram o livro e são adeptos das novas tecnologias  então fiquem a saber que a obra de Anne Frank foi lançada em versão digital para iPad com material inédito. Esta aplicação inclui fotos da família antes da vida no esconderijo, vídeos e excertos do livro lidos por Helena Bonham Carter, uma atriz que protagonizou a inesquecível Rainha Má do filme Alice no País da Maravilhas, versão Tim Burton. Mas atenção, primeiro ler o livro, se faz favor.
CC

Mensagens TOP