Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

17 março 2015

Encontros com . . .

Jorge Serafim... contador de histórias!

No âmbito das comemorações do mês da leitura, Jorge Serafim deu o pontapé de saída e iniciou o programa que vai ser levado a cabo até ao final do mês de março, nas bibliotecas escolares do Agrupamento Lima de Freitas.
No passado dia 3 de março foi com enorme prazer e boa disposição que o recebemos na EBS Lima de Freitas. Ao longo do dia foram vários os alunos, do 2º ciclo ao secundário, que receberam, com grande entusiasmo, as histórias e historietas que tanto enaltecem e mantêm viva a nossa cultura e tradição orais.

Durante todas as sessões apresentadas, Serafim revelou ser um verdadeiro cultivador e manipulador da palavra, fazendo-a soar com um sabor e musicalidade alentejanos, a que adicionou uma sensibilidade e atenção pelo mundo que nos rodeia. As histórias, em que habitam personagens caricatas, que vivem situações absurdas, Serafim cozinha-as com a sátira aos bons e maus costumes, juntando-lhe uma pitada de stand-up comedy, misturada com nonsense, que resulta numa rajada de gargalhadas geral. 

                 



O escritor e ilustrador Pedro Seromenho.

Numa iniciativa das bibliotecas escolares do agrupamento recebemos no dia 5 de março, no auditório, com muito prazer e entusiasmo, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho.
De nacionalidade portuguesa, Pedro Seromenho nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria, Zimbabué. Atualmente reside em Braga e, embora formado em Economia, dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros infanto-juvenis e a colaborar em revistas e jornais.
Foi entre um menino que queria crescer rapidamente e um adulto que prefere sonhar que se abriram as páginas dos vários livros trazidos por Pedro Seromenho. A magia tomou conta de crianças e adultos, que ficaram presos às palavras e às ilustrações magníficas deste autor.
Obrigada Pedro, pela enorme simpatia e espantosa sessão de sonhos que nos trouxeste.

16 março 2015

Parlamento dos Jovens - fase distrital


No dia 2 de março de 2015, realizou-se em Setúbal, na Escola Secundária Sebastião da Gama, a fase distrital do Projeto Parlamento dos Jovens, com a presença de 12 escolas do distrito de Setúbal. A marcar presença na mesa tivemos Ana Mimoso (Presidente da mesa), Paulo Ribeiro (Deputado da Assembleia), Fernanda Oliveira (Diretora do Agrupamento Sebastião da Gama) e Eduarda Marques (Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ).
Os trabalhos iniciaram-se pelas 9:00h e cada grupo de deputados tinha como objetivo (para além da apresentação da medidas) pôr questões sobre a atualidade, ao deputado Paulo Ribeiro.
Houve vários tipos de perguntas e todo o tipo de resposta, muitas delas baseavam-se no simples facto de, nós estudantes, nunca desistirmos de algo que realmente queremos.
Terminada a fase de questões ao deputado, iniciou-se a apresentação das medidas de cada escola e a “discussão” sobre o que cada grupo poderia mudar/melhorar nas medidas apresentadas. Ouvidas as várias opiniões procedeu-se à votação das medidas que iriam ser levadas à fase nacional, pelos três grupos vencedores. 
A escola vencedora foi a Escola Secundária do Monte da Caparica, com 19 votos
Depois de uma manhã preenchida houve uma pausa para almoço e também um pouco de convívio.
Pelas 14:00h deu-se início à segunda fase dos trabalhos. Houve uma divisão em grupos de trabalho (três grupos constituídos por 4 escolas cada um) para que, entre eles, fossem debatidas as medidas (nomeadamente as que poderiam ser alteradas, eliminadas e aditadas) do projeto de recomendaçãoa ser apresentado pelo círculo de Setúbal. Depois de 30 minutos de debate em privado, os três grupos voltaram para apresentar as suas propostas. Procedeu-se a várias votações, para apurar qual o projeto de recomendação do círculo de Setúbal a ser apresentado no Nacional. Por fim, houve uma votação para eleger as escolas representantes do círculo de Setúbal.
As três escolas que passaram à fase nacional foram: Escola Secundária Jorge Peixinho (16 votos),Escola secundária Fernão Mendes Pinto (12 votos) e a Escola secundária Emídio Navarro (11 votos), para porta voz foi eleito Francisco Carvalho da Escola Secundária Jorge Peixinho.

E assim, deu-se por terminada a fase distrital 2014/2015.
Deixamos aqui os nossos votos de boa sorte aos participantes que passaram à fase nacional. 

                                                                                                     Bárbara do Carmo
                                                                   Escola Básica e Secundária Lima de Freitas



                                                 

11 março 2015

A Leitura e o Voluntariado de mãos dadas

Livros Histórias da Ajudaris

                           ajudaris_livros 

O Projeto Histórias da Ajudaris uma iniciativa de incentivo à leitura, à escrita e de ajuda aos que mais precisam.

O livro é uma casa encantada que junta contos escritos por 7000 crianças autoras orientadas por professores generosos em contexto de sala de aula. Os contos são pincelados por artistas iluminados.

Os fundos conseguidos com a venda dos exemplares revertem em prol dos projetos sociais em desenvolvimento.


08 março 2015

Dia Internacional da Mulher

História do 8 de março

Resultado de imagem para dia internacional da mulherNo dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. No entanto, só no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU(Organização das Nações Unidas).

Objetivo da data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. 
Um feliz DIA PARA TODAS AS MULHERES, cheias de conquistas e vitórias.
CC

03 março 2015

Março, mês da leitura



«A leitura é uma companhia que não ocupa o lugar de qualquer outra, mas nenhuma outra saberia substituir essa.»  Daniel Pennac

     Este é um mês repleto de efemérides: dia internacional da Mulher (8 de março), dia mundial dos direitos do consumidor (15 de março), dia de S. José (19 de março), dia mundial da poesia e da floresta (21 de março), dia do estudante (24 de março), dia do livro português (26 de março), dia mundial do teatro (27 de março)......

      A Semana da Leitura, oficialmente assinalada entre os dias 16 e 20 de março, este ano propõe como tema "Palavras do Mundo" e convida à (re)descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores, de jornalistas, de cientistas, de políticos e de profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra.
     Ao longo deste mês, muitas serão as atividades de promoção de leitura dinamizadas nas bibliotecas escolares do agrupamento.
     Entre as diversas atividades, destacamos os "Encontros com..." Jorge Serafim e Pedro Seromenho (3 e 5 de março, respetivamente), a inauguração da exposição "Sombrinhas Narradoras"(semana da leitura), o workshop "Certos gestos para um livro...", dinamizado por Paula Farinhas, o "Leem para mim", o "Cheguei para contar", ...



       
               Jorge Serafim                                            Pedro Seromenho
Paula Farinhas



Exposição Dia Internacional dos Direitos Humanos

Exposição de trabalhos do 9º E (Mundo Atual) e do 12º E (Psicologia) para lembrar o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. Registo de pal...