Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

30 maio 2015

Há Festa no Parque! - 2015

Mais um ano, mais uma festa, mais uma vez a nossa escola esteve presente!
Este ano foi estabelecida uma parceria com a Biblioteca Pública Municipal e, juntamente, com as técnicas de animação da biblioteca, Ana Sofia e Mónica,  os alunos do Curso Técnico de Apoio à Infância, coordenados pela professora Fátima Pinto (prof. de Expressão Dramática e Bibliotecária), dinamizaram "O Cantinho da leitura", nos dias 30 e 31 de maio. Foi um fim de semana repleto de leituras, em família.


As "Estórias de bolso para caber no coração..." levaram a criançada até reino dos meninos perdidos, com  Peter Pan, voaram por jardins magníficos com A Borboleta Orgulhosa e com Vir ao Mundo, andaram e correram pela floresta com O Lobo Grande e o Lobo Pequeno, com Corre corre, Cabacinha e com O Capuchinho Vermelho, pregaram sustos com O Cuquedo, transformaram-se em Pato!Coelho!, aprenderam com o Rodrigo a dizer NÃO! e quiseram ouvir as histórias uma e Outra Vez!.

FP

29 maio 2015

Festival da Música - 2015


Agora no seu quinto ano, o Festival de Música de Setúbal, com um percurso consistente e bem visível, é reconhecido tanto a nível local como internacional como um evento cultural pioneiro e inovador. Mais de 1000 jovens músicos juntam-se aos artistas profissionais convidados, nacionais e internacionais.
Este ano, estarão envolvidos mais grupos de jovens músicos da comunidade nos concertos profissionais do que em qualquer das edições anteriores. Será também apresentado o Ensemble Juvenil de Setúbal, constituído por alguns dos mais talentosos jovens músicos da região, que vão interpretar novas peças, criadas especialmente para eles, escritas por jovens compositores de Lisboa e de Londres. 


O Clima, na sua globalidade, é o tema que percorre esta edição, e que nos afeta a todos, mas que é particularmente importante para uma cidade como Setúbal, que se situa perto do mar e é visitada tanto por pessoas como por inúmeras aves migratórias. Uma cidade rodeada pela serra e pela natureza nas suas mais variadas formas, banhada pelo sol e ocasionalmente pela chuva de verão! 
De uma coisa podemos estar certos – o clima está a mudar. 
O programa deste festival oferece-nos respostas criativas apresentadas pelos nossos jovens, numa reflexão sobre o espaço natural que habitam, as diferentes estações do ano, os elementos meteorológicos e o clima, que influenciam, todos eles, a forma como pensamos e vivemos diariamente as nossas vidas. 
O Festival de Música de Setúbal encoraja a criatividade e celebra a conquista e aquisição de saberes e experiências, especialmente entre os jovens. Talvez, e acima de tudo, o Festival seja sobre a inspiração que os artistas nos proporcionam e o poder da música nas suas variadas formas.

E foi assim a manhã de hoje no coração da cidade.

Centenas de jovens das escolas e grupos comunitários de Setúbal participaram no desfile anual de percussão que integra este Festival. Os ritmos, a energia, o talento celebraram, mais uma vez, a diversidade da vida musical da região.
Há Música na Lima, participou também na 5ª edição deste festival e este ano, porque o tema era o clima, por que não termos precaução com os excessos do sol e da chuva??!!! As sombrinhas musicais alegraram, certamente, o desfile de percussão do Festival de Música de Setúbal. 


 





26 maio 2015

Feliz dia do vizinho!



O Dia Europeu dos Vizinhos celebra-se na última terça-feira do mês de Maio.

Objetivos da data
A celebração deste dia visa promover o convívio e a socialização entre vizinhos. Conhecer os vizinhos ajuda à coesão social, a uma melhor vida em conjunto e cria novos laços de solidariedade entre as pessoas.
Origem da data
A ideia de criar o Dia dos Vizinhos nasceu na cidade de Paris, em 1990, quando Atanase Périfan e um grupo de amigos criaram a associação "Amigos de Paris" (Paris d'amis) no 17º bairro da cidade francesa, com o objetivo de aproximar as pessoas contra o isolamento.
Principais datas
. Em 1999, a associação lançou a primeira festa dos vizinhos no 17º bairro de Paris, juntando 800 vizinhos.
. No ano de 2002, 2,1 milhões de pessoas festejaram a data em toda a França.
. Em 2004, o evento alarga-se a outros países europeus e é criado o Dia Europeu dos Vizinhos.
. Portugal festeja pela primeira vez a data em 2005.
. Em 2006 são já 22 os países a festejar a data, com mais de 6 milhões de cidadãos a celebrar o Dia Europeu dos Vizinhos.
Sugestões

Perguntar ao vizinho como este se encontra.
. Ajudar o vizinho nalguma tarefa.
. Convidar o vizinho para tomar café.
. Controlar animais domésticos para impedir que invadam o espaço do vizinho.
. Fazer pouco barulho em casa.
. Colocar o lixo na rua unicamente perto da hora de recolha.

25 maio 2015

Morreu “uma mente brilhante”!


O matemático norte-americano John Nash, prémio Nobel, que inspirou o filme “Uma mente brilhante”, morreu num acidente de viação em Nova Jérsia. A informação está a ser avançada pela televisão "ABC News" que cita a polícia local e também confirma a morte da esposa Alicia.
O casal, de 86 e 82 anos respectivamente, seguia num taxi que se despistou ainda por razões por apurar. Os dois foram cuspidos para fora da viatura e não resistiram aos ferimentos.
O matemático tornou-se conhecido pelo trabalho sobre a teoria dos jogos e ganhou o Nobel de Economia em 1994.
O actor Russell Crowe, que no cinema foi o actor principal do filme inspirado em Nash, já homenageou o casal através da sua conta no Twitter. "Uma parceria maravilhosa. Mentes brilhantes, corações belos", escreveu.O filme conquistou o Oscar de Melhor Filme em 2002.
CC

21 maio 2015

Festa da época quinhentista


Um mercado de artes e ofícios, exposições, música, jogos tradicionais, demonstrações de esgrima e de animais são atividades de uma festa a realizar no dia 23, na Praça de Bocage, no âmbito dos 500 anos do Foral Manuelino de Setúbal.
Festa da época quinhentistaO projeto educativo "A Festa do Foral", organizado pela Autarquia, através do Arquivo Municipal de Setúbal, propõe, ao longo de todo o dia, um conjunto de atividades de participação gratuita, para todas as idades, que dá a conhecer vários aspetos do período quinhentista.
Além de um mercado de artes e ofícios, o recinto instalado na Praça de Bocage, a funcionar das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, acolhe um espaço de "Educação", no qual estão patentes as exposições "500 anos do Foral Manuelino de Setúbal" e "Trajes Quinhentistas".
Pinturas faciais e modelagem de balões, jogos tradicionais e música de cariz quinhentista pela Associação de Allius Vetus são disponibilizados no espaço "Lúdico/Cultural", enquanto na zona dedicada à "Natureza" são exibidos falcões, cães de realeza e póneis.
A "Festa do Foral", com abertura às 10h00, inclui várias animações ao longo do dia, como demonstrações de esgrima histórica, às 10h30 e às 16h30, a peça "A Princesa do Sal", pelo Teatro do Elefante, às 11h00 e às 15h30, e uma exibição em voo livre de aves de rapina, às 11h30 e às 16h00.
O programa inclui ainda, às 15h00, uma recriação da entrega do foral a Setúbal, com alunos a montar uma guarda de cavaleiros à chegada do arauto do rei D. Manuel. No encerramento do certame a realizar no centro histórico de Setúbal, às 17h00, há um apontamento de música e dança quinhentista.  
O projeto educativo "A Festa do Foral" é organizado no âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Setúbal (1514-2014), com um vasto conjunto de atividades abertas à população a decorrer na cidade desde o ano passado.
CC

19 maio 2015

Maio, Mês do Coração

des3O “Maio, Mês do Coração” é um conjunto de atividades que se desenvolvem ao longo de todo o Mês de Maio, na tentativa de alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares, sendo que todos os anos é dedicado a um (ou mais de um) fator de risco, em particular. E para que a mensagem subjacente à campanha Maio – Mês do Coração, chegue aos seus destinatários, a Fundação Portuguesa de Cardiologia promove uma intensa campanha de divulgação através de diversos meios, tais como:

  • na televisão – com a emissão de um spot nos canais de sinal aberto e por assinatura;
  • na rádio – com a difusão de um spot em rádios nacionais e locais;
  • nos cinemas – com a passagem de um curto filme no início de cada sessão;
  • edição de cartazes para distribuição e afixação nos mais diversos locais – como por exemplo, nos transportes públicos, unidades de saúde, escolas e ginásios;
  •  produção de mupis para afixação nos suportes colocados na via pública em várias cidades;
  • veiculação do banner da campanha em diversos sites;
  •  difusão da mensagem da campanha na intranet de várias empresas.    
  • Ao longo do Mês de Maio – Mês do Coração, existe um vasto programa de ações para os diferentes setores da nossa sociedade, que está refletido no calendário do Mês do Coração. Nunca pares.                                                                                                                                                                      CC


01 maio 2015

Dia da Mãe passa na tela.

Dia da Mãe passa na tela
O Fórum Municipal Luísa Todi assinala o Dia da Mãe, a 3 de maio, com duas sessões de cinema, uma delas comemorativa dos 50 anos da estreia do filme "Música no Coração".

O musical, que atravessa gerações, estreou em 1965, com a jovem atriz Julie Andrews como protagonista, no papel de Maria, uma noviça que, à procura do verdadeiro sentido da vida, aceita trabalhar como governanta da casa de um viúvo e austero oficial da marinha, com sete filhos, trazendo alegria à família.
A sessão especial dos "50 anos de Música no Coração", de entrada gratuita, a exibir no dia 3, às 17h00, é apresentada pelo cineasta e crítico Lauro António, com a colaboração de João Pereira Bastos, diretor do Fórum Municipal Luísa Todi.
No âmbito da comemoração do Dia da Mãe, há outra sessão especial, com início às 15h45, igualmente de entrada gratuita, com dois documentários sobre o Todd-AO, sistema que marcou um período da evolução tecnológica na indústria do cinema, utilizado na década de 50 para a projeção de filmes de 70 milímetros em telas panorâmicas curvas de grandes dimensões.
Um dia feliz para todas as mães.
CC

20 anos de Biblioteca Escolar

No âmbito das atividades de comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, na BE da Lima de Freitas, encontra-se em exposição...