Concurso Nacional de Leitura

Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades. Mostrar todas as mensagens

27 outubro 2009

Fomos visitados!

Foi com grande prazer que recebemos a visita das turmas de 5º ano da nossa escola para conhecerem, e reconhecerem, a nossa Biblioteca. Foi interessante observar a forma como estes jovens vêem a Biblioteca na transição do 1º para o 2º ciclo, como as regras mudam, as formas de tratamento e até as formas de interação com os colegas. Esta actividade é uma das muitas promovidas pela nossa Biblioteca por ocasião da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
CC

22 setembro 2009

Voltámos!

Foi com grande alegria que no passado dia 16 de Setembro retomámos a nossa actividade: partilhar convosco aquilo de que mais gostamos - livros. É claro que temos outras coisas que vocês muito gostam, tais como computadores, filmes, etc., mas do que nós gostamos mesmo é de livros. Para provar esta nossa preferência fizemos questão de a partilhar. E como? Distribuindo os  livros oferecidos pelo Plano Nacional de Leitura a todos os alunos do 5º ano que chegaram à nossa escola. Foi esta a forma que encontrámos para vos dar as boas vindas. Esperamos que gostem. Bom ano para todos.
CC

09 junho 2009

Apanhados a Ler


Foi com grande prazer que recebemos os trabalhos para o Concurso Apanhados a Ler. É sempre motivo de alegria ver a magia individual da leitura a ser exteriorizada através dos olhos do artista, seja ele pintor ou fotógrafo. Após árduas deliberações o júri chegou às seguintes conclusões:
- categoria de fotografia, 1º lugar,Dulce Martins; 2º lugar,Ana Tique; 3º lugar, José Branco.
- categoria de pintura, alunos, 1º lugar, Rita Paulino; 2º lugar, Diogo Apresentação; 3º lugar, Bruno Apresentação.
- categoria de pintura, adultos, Maria Judite Costa.
Agradecemos a todos a participação e os excelentes trabalhos que connosco partilharam. Obrigada.
CC

02 junho 2009

Origami na Biblioteca

Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) e kami (papel) que, ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis (tsuru = garça) teria um pedido realizado. Ora os nossos colegas do 9ºC , na displina de Área de Projecto com a Professora Emília Paula Alves, não fizeram mil origamis mas presentearam-nos com belos e coloridos exemplares de diversos animais e outras representações que decoraram a nossa Biblioteca durante uma semana. Gostámos muito da iniciativa e esperamos que se repita.
Até à próxima.
CC

07 maio 2009

Carla Maia de Almeida

Foi com grande prazer que o Agrupamento Lima de Freitas recebeu a escritora Carla Maia de Almeida no dia 5 de Maio.
Num primeiro momento a escritora foi recebida na EB1 do Viso pelas turmas do 1º ciclo, onde foi "entrevistada" e recebida com muita curiosidade. A visita concluiu-se na nossa escola onde a escritora foi recebida pelo 5ºA e pelo 5ºB com grande curiosidade e nervosismo. Diferentes foram os tipos de trabalhos realizados pelos alunos, todos eles muito interessantes e todos de agrado manifesto da escritora. Foi uma tarde bem passada e, sem dúvida, muito diferente.
CC

A Arte na Nossa Escola

E a nossa biblioteca novamente se encheu de cor e de alunos de diferentes ciclos. Desta vez contámos com a presença da pintora Dília Samarth, para dinamizar a actividade "A Biblioteca no quadro de Vieira da Silva", na qual participaram as turmas do 2º B (EB1 do Viso) e 10ºE (ES Lima de Freitas). Através da música, primeiro clássica e depois africana, a pintora procurou estimular os sentidos dos nossos artistas auxiliando-os na busca da inspiração. O resultado ficou excelente e podem apreciá-lo na nossa Biblioteca.
CC

30 abril 2009

Encontro de Afilhados e Padrinhos

Foi com grande prazer que, mais uma vez, recebemos os nossos afilhados na Escola. Juntamente com os nossos afilhados do 3ºB, o 9ºF e o 10ºC, ouvimos ler um excerto do livro Julieta e Romeu de Nicola Cinquetti e Octavia Monaco e depois, aos pares, criamos elementos alusivos à história. Foi muito divertido, mesmo que nem todos achassemos ter muito"jeito" para este tipo de coisas. Adorámos estar juntos mais uma vez.


CC

25 março 2009

Parceiros/Padrinhos de Leitura


No âmbito do projecto aLer+ está a decorrer uma actividade que se chama Parceiros/Padrinhos de Leitura. Alguns alunos dos diversos ciclos começaram por trocar correspondência entre si, sendo depois promovidos encontros entre padrinhos e afilhados onde é privilegiada a troca de experiências em torno do livro – ler, contar e dramatizar.

11 março 2009

Parámos para ler!


E (quase) todos parámos para ler. E gostámos do momento de paragem, do silêncio, do som da partilha ou do convivio com as palavras. Gostámos de interromper o que era suposto estarmos a fazer e fazer algo diferente; gostámos da novidade de ler "fora de horas"; gostamos de poder estar com os amigos e ler, algo que não é habitual fazer-se em grupo; gostámos que nos dissessem: "pára e lê um livro!"... Obrigada por estarem connosco.

CC

15 janeiro 2009

"Leituras e Companhia"


A Equipa da Biblioteca da Escola Secundária Lima de Freitas gostaria de começar este novo período e o ano de 2009 agradecendo a todos os que participaram na 1ª edição deste ano lectivo, decorrida em Novembro de 2008. Aproveitamos o momento para expressar o nosso orgulho e incentivo aos alunos Ana Alves, Paulo Camolas e Rui Cotrim, equipa do escalão C (3º ciclo) e Cátia Luz, André Graça e Ruben Gomes, escalão D (Secundário). Os vencedores irão representar a nossa escola na final distrital que terá lugar na Biblioteca Municipal de Alcochete.

25 novembro 2008

CONCURSO LEITURAS & COMPANHIA - 2008/09

Está a decorrer durante esta semana uma nova edição do concurso Leituras &; Companhia. Aparece na Biblioteca e assiste a uma das sessões. Se nunca participaste já está na altura de experimentares!

26 outubro 2008

Leituras & Companhia

É já no final de Novembro que se realiza mais uma edição, a quarta, deste concurso.
A equipa da Biblioteca vem encorajar as equipas já inscritas e relembrar que ainda há lugar para mais umas, sobretudo do escalão C...

O que esperam?
As obras são: Anne Frank, de Josephine Poole & Angela Barrett (5º e 6º anos - escalão B)
Começa com uma carta, parece uma história, só que aconteceu mesmo. Poderá ser triste, mas foi realidade. As imagens são belas e o texto oferece-nos uma mensagem: não devemos esquecer o passado com tudo o que de bom e mau nos trouxe. E devemos aprender com ele. Talvez assim consigamos ser melhores pessoas...


O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne (7º, 8º e 9º anos - escalão C)

Dois mundos, num período marcado por intolerâncias e injustiças.
Quem leu o Diário de Anne Frank vai ficar preso e inquieto à medida que for descobrindo a forma como os factos se vão entretecendo até que, por força do destino, o desfecho surge... duro, mas inevitável. Bruno é o protagonista, um quase adolescente, que nos vai guiando...
Numa tradução bem conseguida, cada uma das suas palavras, cada juízo de valor sobre o que vive pretendem transformar-nos em seres críticos para que a História não se repita.
É pouco provável que a mensagem não nos atinja enquanto leitores e seres humanos. É bom que assim seja.



"O templo", "Num Parque" e o conto que dá o nome ao livro Uma Cana de Pesca para o meu Avô, de Gao Xingjian (10º, 11º e 12º anos - escalão D).
Há quem os ache difíceis, estranhos, confusos...São diferentes estes contos que convocam memórias de realidades distantes, com o carinho que a infância permite. Experimentem ler e concorram. É a primeira vez que abrimos o concurso ao ensino secundário e queremos agradecer o elevado número de inscrições.



A partir da próxima semana, poderão encontrar na Biblioteca ou junto dos professores colaboradores questionários de verificação de leitura das obras. Tudo porque não queremos que se sintam mal preparados... E também porque as equipas vencedoras dos escalões C e D poderão participar nas finais distritais do Concurso Nacional de Leitura.
Vá lá, alunos desta escola, juntem-se em equipas de três elementos e provem que estão a ler +...

AP

19 setembro 2008

A nossa escola recebe os seus novos alunos!


No passado dia 12 de Setembro, os alunos do 5º ano estiveram na escola a conhecer os espaços, os colegas e o director de turma. Como não podia deixar de ser estiveram na Biblioteca. O momento foi registado pela professora Ana Tique, que conseguiu captar, de uma forma excelente, as expressões de vivacidade e curiosidade destes novos alunos da escola - sejam bem-vindos! Em Outubro, no mês Internacional das Bibliotecas Escolares realizar-se-á uma exposição com essas fotografias, no átrio exterior à Bilbioteca.







16 março 2008

Encontro das monitoras da Biblioteca com alunos do 3º ano do Casal das Figueiras



Lá fomos nós da Lima de Freitas para o Casal das Figueiras, ao encontro dos mais novos. Fomos muito bem recebidos pela professora Paula Candeias e pelos seus alunos. Sentados na Biblioteca, curiosos pela novidade, ávidos de ouvir , os pequenos adoraram as histórias contadas pelas nossas monitoras. Primeiro a fábula da Cegonha e da Tartaruga, da escritora Isabel Alçada, depois algumas histórias"rimadas" de António Mota. O tempo passou depressa e ficou desde logo no ar a vontade de repetir esta experiência. Até lá...





Olimpíadas do 25 de abril.

Realizaram-se, no dia 12 de junho, na EBS Lima de Freitas, as Olimpíadas do 25 de Abril para as turmas do 6º A e B da disciplina de Histór...