Concurso Nacional de Leitura

Mostrar mensagens com a etiqueta Divulgação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Divulgação. Mostrar todas as mensagens

18 setembro 2010

De regresso...

Não vale a pena ignorar, fingir que não é nada connosco. Acabaram-se as férias. Deitar tarde, praia, sem horários... Mas quem disse que deviamos ficar tristes e deprimidos? O tempo está tão simpático que nem o Verão "vai de férias"! É altura de reencontrar amigos, professores, livros ainda por estrear, saber as novidades de Verão e descobrir a nossa, e muito vossa, Biblioteca que já se encontra de portas abertas à vossa espera. Apareçam e tragam a vossa vontade de ler, aprender e conhecer. Gostávamos de vos ver por cá... 
Bom regresso.
CC 

28 maio 2010

Lima de Freitas


Ontem, dia 27 de Maio, na Biblioteca da escola Lima de Freitas realizou-se uma pré-inauguração do quadro do referido pintor, quadro este que foi oferecido pela família à nossa escola. Fizeram as honras da casa os alunos João Prates, André Soares e Luis Loição com a apresentação do seu trabalho que desde logo gerou, entre os presentes, uma participação interessada e animada.
Ficamos a aguardar a construção da nova escola para que se realize a inauguração oficial, que contará, de certeza, com a participação activa destes alunos. Parabéns a todos.

26 maio 2010

Samuel, o "nosso" poeta!

"A força da poesia no primeiro projecto literário de Samuel" é este o título que abre um elogioso artigo acerca de Samuel Simão, no suplemento do prestigiado Semanário Expresso, Sem Mais, de 15 de Maio. Num tom muito positivo e bem escrito, este artigo dá conta do percurso biográfico de Samuel e da sua breve mas intensa carreira literária. Fala dos seus sonhos e projectos, deixando a ideia de um jovem empreendedor e dinâmico que não vai baixar os braços até alcançar os seus objectivos. Foi esta a imagem que Samuel deixou a quem o conheceu e é assim que o queremos ver. Tivemos o prazer de o ter como aluno nesta escola; temos o prazer de o ter como amigo. Não podíamos deixar de fazer referência ao seu trabalho e de lhe desejar as maiores felicidades. Parabéns Samuel.
CC

23 abril 2010

Dia Internacional do Livro

De todos os dias que são comemorados este é um daqueles que não podíamos deixar passar em branco! E olhem que não era uma ironia, pois se até há o Livro em Branco para que possam escrever o que desejam e, quem sabe, publicá-lo!
Sabem de onde vem esta celebração? Não? Então aqui vai: o Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha. A data começou a ser celebrada em 7 de Outubro de 1926, em comemoração do nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, em virtude de nesta data se assinalar o falecimento de outros escritores, como por exemplo,  William Shakespeare, dramaturgo inglês. Nada como um pouco de cultura geral, certo? Votos de boas leituras neste dia e em todos os outros.
CC

Dia mundial do livro

23 março 2010

Concurso Leituras & Companhia

Mais um período escolar termina e, como já se tornou habitual na nossa escola, outra edição do Concurso Leituras & Companhia está a chegar. Este período funcionaremos em moldes um pouco diferentes do habitual: o 3º ciclo e secundário (escalões C e D) prestarão as suas provas na nossa Biblioteca, como é costume, mas o 2º ciclo prestará provas na Biblioteca Municipal. Esta edição foi organizada em parceria com o Agrupamento de Escolas Luísa Todi, no âmbito do Projecto "aLer+" do Plano Nacional de Leitura. Contaremos com a presença do escritor José Fanha, cujo livro "Alex Ponto Com: Joe Silicone vai à escola", será objecto das provas do concurso. Contando com ampla divulgação nos média locais, poderão ler sobre este concurso no jornal O Setubalense, no folheto informativo mensal da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e ainda no Cartaz de Divulgação da Câmara Municipal da nossa cidade.

18 março 2010

Semana da Leitura

Mais uma vez comemorámos a Semana da Leitura no nosso agrupamento e, novamente, todos aderiram com grande prazer e motivação. Mais uma vez promovemos o Parar para Ler, e as escolas pararam. Houve, inclusivamente, alunos que me perguntaram se não podíamos fazer esta paragem mais vezes porque o momento passou demasiado depressa. Assim vale a pena! Mas não pensem que foi só isto que desenvolvemos na Semana da Leitura. Tivemos encontros entre Padrinhos/ Parceiros de Leitura, actividades diversificadas de leitura nas escolas do agrupamento e um encontro com a escritora Regina Gouveia, que nos deu o prazer da sua presença e de partilhar os seus conhecimentos. Todos se divertiram com as suas interessantes experiências e com a forma como se pode ver a ciência de modo tão poético. Para o ano há mais!  Mas, porquê esperarem? A Semana da Leitura pode ser todos os meses ou, quem sabe, todas as semanas...

19 janeiro 2010

Escritora Brasileira na nossa Escola!

Dia 22 de Janeiro teremos o prazer de  receber na nossa escola Maria José Silveira, escritora, tradutora e editora. Nasceu no Brasil, mora em S. Paulo, é formada em Comunicação, Antropologia e é mestre em Ciências Políticas. Foi jornalista, redactora de publicidade e editora. Mantém uma coluna num site literário (www.cronopios.com.br). Tem romances, contos e livros infanto-juvenis publicados.
Recebeu um prémio, em 2002, com o seu primeiro livro A Mãe da Mãe de sua Mãe e suas Filhas. Mais tarde, em 2004, O Fantasma de Luis Bunuel recebeu uma menção honrosa. Em 2007, O Voo da Arara Azul foi premiado pela Secretaria de Cultura do Estado de S. Paulo.
Estes são só alguns dos muitos títulos de quem “respira e vive entre e com os livros.”.

04 dezembro 2009

Às escuras, o amor

Hoje tivemos teatro na nossa escola! A Associação Artística Andante trouxe até nós a peça "Às escuras, o amor". Foram 50 minutos deliciosos de palavras e músicas com... muito... amor!
Um bem haja ao Fernando e à Cristina pelo seu trabalho de excelente qualidade!
O que é o Amor? Porque é que se sofre quando se ama? Porque é que gosto de me apaixonar? Será que “o outro” me quer? Bem me quer, mal me quer...

18 novembro 2009

Vencedores do Bibliopaper 2009

Este ano os vencedores do Bibliopaper, actividade que decorreu durante o mês de Outubro, foram os seguintes:
1º Lugar - André Machado e Bruno Andrade - 7º B
2º Lugar - Tiago Pita e João Meirinho - 7º D
3º Lugar - André Nascimento e Jorge Prego - 6º C

Parabéns!

16 novembro 2009

Concurso Leituras & Companhia

Aproxima-se mais uma sessão do nosso Concurso de Leitura. Já tem data marcada para a última semana de aulas. Até lá, recordamos os livros que estão "em cima da mesa":
Ainda vais a tempo de te inscreveres. A Biblioteca espera por ti!
Boas leituras!

25 outubro 2009

O "Leituras e Companhia" está de volta!

Mais uma edição do concurso Leituras e Companhia se avizinha.  Ano novo e novos títulos. Aqui estão eles: para o 2º ciclo, O Mistério da Sombra que Ri, Alfred Hitchcock ; para o 7º ano As Aventuras do Menino Nicolau, de Sempé- Gosciny; para o 8º e 9º anos A Vida Selvagem de Michel Tournier e, para o Ensino Secundário, O Cão dos Baskerville de Sherlock Holmes. Sabemos que estavas à espera destas informações para te inscreveres por isso acabaram-se as desculpas. Mãos à obra.
CC

11 outubro 2009

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Durante o mês de Outubro vai decorrer o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Associando-se a este mês comemorativo,  a  Biblioteca do Agrupamento Lima de Freitas vai promover diversas actividades nas suas escolas. Falando da nossa escola, as actividades serão dirigidas a todos os públicos: 2º, 3º ciclos e Secundário. A saber: para o 2º ciclo apresentamos a sugestão "Vem conhecer a Biblioteca" a decorrer durante a 2ª e 3ª semanas de Outubro; para o 3º ciclo será promovido um Bibliopaper, no dia 26 de Outubro; para o Secundário, será proposta a construção de uma história colectiva com o título "Um mundo de livros", acontecendo durante o mês de Outubro. Ainda para o Secundário, mas para os cursos profissionais, será proposta a construção de um painel, ao longo do mês, com frases ou imagens sobre livros, leituras e bibliotecas. Para a turma profissional de Design será proposto um concurso de Cartazes para a Divulgação da Biblioteca Escolar.
Estão todos convidados a parecer e participar. Contamos convosco.
CC

06 outubro 2009

Sobre a República...

  Amanhã, dia 7 de Outubro, a Biblioteca tem o prazer de receber  o professor Manuel Vilhena que se disponibilizou para falar sobre  a implantação da República Portuguesa aos nossos alunos dos 9º e 12º anos. A actividade decorrerá no Auditório, pelas doze horas e insere-se nas comemorações do centenário da República.

24 abril 2009

III Feira das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal 28/29/30 de Abril

Inserido no programa da III Feira das Bibliotecas Escolares, a nossa escola vai participar no evento com a realização de duas actividades abertas à comunidade. No dia 29, promover-se-á um novo encontro entre padrinhos e afilhados, com um workshop à volta do livro Julieta e Romeu, história adaptada de William Shakespeare, por Nicola Cinquentti. No dia 30, a pintora Dília Samarth realizará um workshop com a seguinte temática - A Biblioteca no quadro de Vieira da Silva. Ambas as actividades decorrerão à tarde, na biblioteca da escola Lima de Freitas. Convidamos todos os interessados a participar.

23 abril 2009

Dia Mundial do Livro

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro, uma data instituída pela UNESCO, que procura promover o livro.
Nesta data celebra-se também o direito de autor, um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e pela Constituição da República Portuguesa e que funciona como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
Este dia é celebrado em 100 países e foi instituído pela
UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro.

Olimpíadas do 25 de abril.

Realizaram-se, no dia 12 de junho, na EBS Lima de Freitas, as Olimpíadas do 25 de Abril para as turmas do 6º A e B da disciplina de Histór...