Concurso Nacional de Leitura

13 outubro 2007

Só para Filósofos...
Homem ou Natureza? Temos mesmo que escolher?

As abelhas desaparecem, os desertos avançam e violentas mudanças do clima são cada vez mais frequentes...

Sabes que o nosso conhecido Luc Ferry já escreveu muito sobre uma nova área da Filosofia que dá pelo nome de Filosofia da Ecologia? Na sua obra A Nova Ordem Ecológica (existe na Biblioteca), denunciou, no entanto, os perigos de uma ecologia radical que esconde, por detrás do seu amor à natureza, uma espécie de ódio ao homem.
Devemos defender e preservar a natureza pela natureza ou para nosso benefício? IF

Post scriptum: Não te esqueças de reler o texto deste filósofo (páginas 50/51 do PHI) como preparação para o teste de segunda feira!

01 outubro 2007

Um fio de fumo nos confins do mar

Um bairro de Lisboa, um estúdio de televisão e a memória de um sítio em Trás-os-Montes.
Uma adolescente que, do pai, só sabia que era um anjo…
Mina frequentava o nono ano e não morria de amores nem pela escola nem pelas professoras.
Resolveu ir a um programa televisivo daqueles que promovem encontros e desencontros entre familiares perdidos, vizinhos com dívidas por saldar… para encontrar alguém…
Acreditava que a felicidade ia surgir na sua vida, cheia de música e de cinema, como “um fio de fumo nos confins do mar”.
É só ler o livro para encontrar ou não todos estes ingredientes e, com mais três amigos, participar no Concurso. Podemos contar convosco?
AP

27 setembro 2007

Ler ou não ler...

Ler é mais do que percorrer com os olhos palavras, um texto.
Ler é conhecer... compreender... perceber... adivinhar... prever... deduzir. É reconhecer nas personagens os amigos que temos, suspirar pelos que gostaríamos de ter.
É zangarmo-nos com o texto, resistir a dificuldades.
Ler exige de nós, mas compensa-nos enormemente.
Eu leio, nós lemos... e tu... lês?

AP

25 setembro 2007

Estes filósofos!...


Como se reconhecem os filósofos?


Platão ……………. Segundo Calicles, filosofar convém somente à juventude.
Epicuro ……………É preciso filosofar em qualquer idade e a qualquer hora.
Hume ……………. Eu filosofo por prazer e quando me apetece.
Nietzsche ……..... O filósofo não é nem prudente nem apático: ele corre todos os riscos.

Com que filósofo concordas mais?
E qual é a tua opinião?
IF

22 setembro 2007

Cá estamos outra vez!


O ano começou com uma recepção de boas vindas aos novos alunos. Na Biblioteca foram recebidos pela equipa e por um conjunto de professores, alunos mais velhos e funcionários que, com as suas máquinas fotográficas, registaram o momento! Aguardem pela exposição das fotografias em Outubro, no dia Internacional das Bibliotecas Escolares.

02 julho 2007

PROJECTO LATITUDE 60!

A nossa escola participou no CONCURSO NACIONAL: À Descoberta das Regiões Polares, promovido pelo comité nacional para o Ano Polar Internacional, no âmbito do projecto educacional Latitude 60!

A nossa escola foi premiada: DUAS MENÇÕES HONROSAS, na modalidade de Artes Plásticas—2º ciclo.

PARABÉNS AOS VENCEDORES!
5ºD e 5ºE


E PARABÉNS, também, a todos os participantes.

Exposição dos trabalhos a concurso no Pavilhão do Conhecimento:




27 junho 2007

LEITURA nas Férias

A Biblioteca da Escola Secundária Lima de Freitas associou-se ao Plano Nacional de Leitura e deseja-te BOAS LEITURAS, para as tuas férias.


Olimpíadas do 25 de abril.

Realizaram-se, no dia 12 de junho, na EBS Lima de Freitas, as Olimpíadas do 25 de Abril para as turmas do 6º A e B da disciplina de Histór...