Concurso Nacional de Leitura

14 outubro 2007

A Vida Mágica da Sementinha

Sabes o que é o trigo?
Não? Deves, então, seguir a Sementinha na sua emocionante viagem…
Foi roubada por um rouxinol vagabundo, por um pardal esfomeado que a largou sem pára-quedas… caiu, desmaiou e conheceu uma feiticeira, a Terra, que a transformou numa menina com tranças de caracóis verdes.
Tal como tu, a Sementinha sofreu transformações: não sabia se era uma bola, uma cabra ou uma vaca leiteira, um cavalo ou um elefante.
Fez amigos: o Serrano, um bago de trigo resmungão; Doirado, o boi amarelo, e o Sol Soalheiro, entre outros.
Até que um dia… é melhor leres a história…
Entram nela o Lobo Mau, a Carochinha e o Capuchinho Vermelho.
Procura o livro na Biblioteca e podes lê-lo com outros colegas, já que existem 14 exemplares.
Obra recomendada pelo PNL, para alunos do 6º ano

AP

Três Histórias do Futuro

Imagina que alguém descobria petróleo em Portugal.
O que mudaria na tua vida?
Ou então que vivias em Alcochete e, incomodado por um certo cheirete, resolvias saltar para um foguetão…
Há também a história de um rei que não conseguia escolher rainha e se viu sem descendentes.
Tudo isto e muito mais podes conhecer se leres Três Histórias do Futuro.
Procura-o na Biblioteca, há 14 exemplares e é uma obra recomendada pelo PNL para alunos do 6º ano.

AP

13 outubro 2007

Só para Filósofos...
Homem ou Natureza? Temos mesmo que escolher?

As abelhas desaparecem, os desertos avançam e violentas mudanças do clima são cada vez mais frequentes...

Sabes que o nosso conhecido Luc Ferry já escreveu muito sobre uma nova área da Filosofia que dá pelo nome de Filosofia da Ecologia? Na sua obra A Nova Ordem Ecológica (existe na Biblioteca), denunciou, no entanto, os perigos de uma ecologia radical que esconde, por detrás do seu amor à natureza, uma espécie de ódio ao homem.
Devemos defender e preservar a natureza pela natureza ou para nosso benefício? IF

Post scriptum: Não te esqueças de reler o texto deste filósofo (páginas 50/51 do PHI) como preparação para o teste de segunda feira!

01 outubro 2007

Um fio de fumo nos confins do mar

Um bairro de Lisboa, um estúdio de televisão e a memória de um sítio em Trás-os-Montes.
Uma adolescente que, do pai, só sabia que era um anjo…
Mina frequentava o nono ano e não morria de amores nem pela escola nem pelas professoras.
Resolveu ir a um programa televisivo daqueles que promovem encontros e desencontros entre familiares perdidos, vizinhos com dívidas por saldar… para encontrar alguém…
Acreditava que a felicidade ia surgir na sua vida, cheia de música e de cinema, como “um fio de fumo nos confins do mar”.
É só ler o livro para encontrar ou não todos estes ingredientes e, com mais três amigos, participar no Concurso. Podemos contar convosco?
AP

27 setembro 2007

Ler ou não ler...

Ler é mais do que percorrer com os olhos palavras, um texto.
Ler é conhecer... compreender... perceber... adivinhar... prever... deduzir. É reconhecer nas personagens os amigos que temos, suspirar pelos que gostaríamos de ter.
É zangarmo-nos com o texto, resistir a dificuldades.
Ler exige de nós, mas compensa-nos enormemente.
Eu leio, nós lemos... e tu... lês?

AP

25 setembro 2007

Estes filósofos!...


Como se reconhecem os filósofos?


Platão ……………. Segundo Calicles, filosofar convém somente à juventude.
Epicuro ……………É preciso filosofar em qualquer idade e a qualquer hora.
Hume ……………. Eu filosofo por prazer e quando me apetece.
Nietzsche ……..... O filósofo não é nem prudente nem apático: ele corre todos os riscos.

Com que filósofo concordas mais?
E qual é a tua opinião?
IF

22 setembro 2007

Cá estamos outra vez!


O ano começou com uma recepção de boas vindas aos novos alunos. Na Biblioteca foram recebidos pela equipa e por um conjunto de professores, alunos mais velhos e funcionários que, com as suas máquinas fotográficas, registaram o momento! Aguardem pela exposição das fotografias em Outubro, no dia Internacional das Bibliotecas Escolares.

Olimpíadas do 25 de abril.

Realizaram-se, no dia 12 de junho, na EBS Lima de Freitas, as Olimpíadas do 25 de Abril para as turmas do 6º A e B da disciplina de Histór...