CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

18 junho 2010

José Saramago

O Prémio Nobel da Literatura, o escritor José Saramago morreu esta sexta-feira, aos 87 anos em Lanzarote, onde residia desde 1993. O escritor sofria de leucemia e há várias semanas que não saía de casa.
José Saramago foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998. Deixa uma vasta obra onde se incluem géneros distintos.
Publicou o seu primeiro livro em 1944 e esteve quase duas décadas sem voltar a publicar. Em 1966 reaparece no panorama literário com um conjunto de poemas. Conquistou leitores, prémios e distinções em todo o mundo. Uma das suas obras, Ensaio sobre a Cegueira foi adaptado ao grande ecrã pela mão do realizador brasileiro, Fernando Meireles. Em Portugal, os seus textos constam nos programas Português do Ensino Secundário.
Criou a Fundação José Saramago, que ocupa a Casa dos Bicos por cedência da Câmara Municipal de Lisboa.
O seu último livro, 'Caim', publicado em 2009 suscitou uma forte polémica, com figuras ligadas à Igreja Católica indignadas com a forma como Deus era apresentado nesta visão da Bíbilia.
Uma última reflexão de José Saramago surge no blogue ‘Outros Cadernos de Saramago'. Assinada pela Fundação José Saramago, a mensagem data de 18 de Junho e tem por título ‘Pensar, pensar'.
"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma."
Palavras sábias de alguém que sempre soube aquilo que queria dizer e nunca deixou de o fazer mesmo quando o tentaram impedir. No dia em que recebeu o Nobel da Literatura,Saramago desabafou, surpreendido:"Pronto, aconteceu".
Mais uma grande perda para a cultura portuguesa. 
CC





Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP