CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

02 maio 2011

Encontro com Helena de Sousa Freitas

No dia 28 de Abril, a Biblioteca recebeu Helena de Sousa Freitas, jornalista desde 1996. É também autora dos ensaios Jornalismo e Literatura: Inimigos ou Amantes? (2002) e Sigilo Profissional em Risco (2006). Tem colaborado em suplementos literários (com poesia, conto e crónica) e dinamizado seminários sobre temas relacionados com jornalismo e literatura. Recentemente, foi-lhe atribuído o Prémio Editorial Sociedade da Informação 2010 pela APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação) por um dossier de 10 peças sobre e-books divulgado pela Lusa, em Novembro de 2009. Não foi, contudo, o único. Na sequência de participações em concursos literários, conquistou onze prémios e cerca de uma dúzia de menções honrosas.
Convidámo-la pelo excelente currículo mas, sobretudo, por ter sido aluna da Escola Lima de Freitas, quando ainda era Escola Secundária do Viso.
A Helena veio apresentar aos alunos das turmas A e B do 10º ano uma comunicação intitulada “A Entrevista – Arte e Técnica”. Fê-lo com o rigor e a inteligência que eu, como sua professora, sempre conheci.
Revelou-nos que é editora do diário oficial do Festroia, desde 2005. Também soubemos que está a trabalhar na sua tese de doutoramento em Sociologia da Comunicação e da Cultura no ISCTE. Partilhou connosco impressões dos seus encontros com os entrevistados José Saramago, José Jorge Letria, Rosa Montero…
Respondeu às questões com a serenidade, o rigor e o entusiasmo com que vive qualquer desafio. Ensinou-nos muito e confessou que guarda as melhores recordações desta escola.
Quanto a nós, só podemos dizer que foi um privilégio ter recebido esta lição e esta visita. Muito obrigada, Helena!
Ana Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP