CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

16 abril 2012



Hoje vamos falar de Hans Christian Andersen.
Hans Christian Andersen nasceu na Dinamarca, na cidade de Odense, em 1805, no seio de uma família muito pobre. O seu pai era sapateiro, e a sua mãe era lavadeira.
Em 1816, o seu pai morreu e ele, com apenas onze anos de idade, foi obrigado a abandonar a escola.
Através da sua infância pobre, Andersen teve a possibilidade de conhecer os contrastes da sua sociedade, o que influenciou bastante as histórias infantis e adultas que viria a escrever posteriormente.
Hans Christian Andersen ficou mundialmente conhecido por ter sido dos primeiros escritores a escrever livros dedicados especificamente às crianças.
Entre os contos de Andersen, destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha e A Pequena Vendedora de Fósforos, entre outros
Em 1866, Andersen esteve em Portugal, tendo estado em Setúbal um mês, hospedado na Quinta dos Bonecos. Na sequência das suas impressões sobre esta viagem, Hans Christian Andersen publicou o livro intitulado “Uma Visita a Portugal em 1866”.
Nesse livro, Andersen dedica um capítulo inteiro à nossa cidade de Setúbal, tecendo considerações altamente elogiosas, relativamente à beleza de toda esta região.
O nosso Agrupamento de Escolas Lima de Freitas está, neste ano letivo 2011/2012, a homenagear Andersen através da leitura dos seus contos. Estão a realizar-se várias atividades, no âmbito do projeto aLer+, como por exemplo, a seleção de um dos seus livros para o concurso Leituras&Companhia, ou trabalhos que envolvem as disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Visual e Tecnológica e Ciências da Natureza. Esta interdisciplinaridade visa a exploração dos contos nas vertentes da escrita, da leitura e da imagem.
Giovanni Licciardello

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP