CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

07 junho 2014

Setúbal na Assembleia

Parlamento dos Jovens
           
As alunas da Escola Secundária 2/3 Lima de Freitas, Luana Coelho e Marta Moura, ambas deputadas, e Rafaela Assunção, como jornalista, participaram nos dias 5 e 6 de maio de 2014, na 10ª edição do projeto “Parlamento dos Jovens”.

Para tal, ultrapassaram com sucesso as duas fases que antecederam a mesma: a fase Escolar e a fase Distrital. A maior parte do projeto consistiu em elaborar, votar e eleger medidas dentro do tema proposto para este ano “Evitar e enfrentar as dependências”. O objetivo principal seria debater e chegar a um consenso em relação a soluções ou medidas para atenuar o problema da toxicodependência.
Na Escola Secundária 2/3 Lima de Freitas concorreram três listas, das quais três deputadas foram eleitas para a Sessão Distrital, acompanhadas por uma jornalista e uma representante da mesa. Nessa fase, foram as medidas da Escola Secundária de Palmela as mais votadas e as que seguiram para a fase Nacional, após serem cuidadosamente aditadas pelos deputados presentes.
A fase Nacional decorreu em dois dias, 5 e 6 de maio, na Assembleia da República. Participaram alunos do ensino básico de todo o continente e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
No primeiro dia, para ser eleito um projeto base, realizou-se uma discussão de medidas  (projetos de recomendação)  dividida em quatro comissões. Na 1ª comissão foi eleito o projeto de Aveiro, na 2ª o de Évora, na 3ª o do Porto e na 4ª o da Madeira. Enquanto isso, os jornalistas de cada Círculo Eleitoral realizaram uma visita guiada pelo Palácio de S. Bento. Antes de jantar, todos poderam assistir a um concerto na sala do Senado.
Dia 6, o debate final teve início com um período de perguntas por parte dos jovens deputados a um deputado do PSD, outro do PS, CDS-PP, PCP, BE e por fim do PEV, que no final foram entrevistados pelos jornalistas participantes no projeto. O debate decorreu durante o resto do dia, havendo apenas uma interrupção para o almoço. Enquanto isso, os jornalistas tiveram uma Conferência de Imprensa com o Presidente da Comissão de Educação onde puderam colocar questões do seu interesse.
Deu-se então o encerramento da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens onde cada deputado foi premiado com um diploma e com a aquisição de mais experiência e uma nova visão sobre o mundo da política.


Rafaela Assunção

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP