CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

21 maio 2015

Festa da época quinhentista


Um mercado de artes e ofícios, exposições, música, jogos tradicionais, demonstrações de esgrima e de animais são atividades de uma festa a realizar no dia 23, na Praça de Bocage, no âmbito dos 500 anos do Foral Manuelino de Setúbal.
Festa da época quinhentistaO projeto educativo "A Festa do Foral", organizado pela Autarquia, através do Arquivo Municipal de Setúbal, propõe, ao longo de todo o dia, um conjunto de atividades de participação gratuita, para todas as idades, que dá a conhecer vários aspetos do período quinhentista.
Além de um mercado de artes e ofícios, o recinto instalado na Praça de Bocage, a funcionar das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, acolhe um espaço de "Educação", no qual estão patentes as exposições "500 anos do Foral Manuelino de Setúbal" e "Trajes Quinhentistas".
Pinturas faciais e modelagem de balões, jogos tradicionais e música de cariz quinhentista pela Associação de Allius Vetus são disponibilizados no espaço "Lúdico/Cultural", enquanto na zona dedicada à "Natureza" são exibidos falcões, cães de realeza e póneis.
A "Festa do Foral", com abertura às 10h00, inclui várias animações ao longo do dia, como demonstrações de esgrima histórica, às 10h30 e às 16h30, a peça "A Princesa do Sal", pelo Teatro do Elefante, às 11h00 e às 15h30, e uma exibição em voo livre de aves de rapina, às 11h30 e às 16h00.
O programa inclui ainda, às 15h00, uma recriação da entrega do foral a Setúbal, com alunos a montar uma guarda de cavaleiros à chegada do arauto do rei D. Manuel. No encerramento do certame a realizar no centro histórico de Setúbal, às 17h00, há um apontamento de música e dança quinhentista.  
O projeto educativo "A Festa do Foral" é organizado no âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Setúbal (1514-2014), com um vasto conjunto de atividades abertas à população a decorrer na cidade desde o ano passado.
CC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP