CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

16 janeiro 2018

Sessões de Plasticologia ou como proteger os oceanos


    Apesar  do plástico ter uma variedade enorme de utilizações, de ser um material útil e que contribui em muitos domínios para o bem-estar humano, é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem. Por esta razão, O Oceanário de Lisboa desenvolveu sessões plasticologia junto dos nossos alunos de Ciências Naturais do 2º Ciclo, sensibilizando-os para a problemática do plástico nos oceanos e fornecendo-lhes conhecimentos e ferramentas para conseguirem minimizar o seu impacto a este nível, através da alteração de comportamentos, mais consonante com o respeito que a natureza nos merece.


       A maioria dos resíduos em nossos oceanos é composta por plástico.
    Os maiores culpados são embalagens de alimentos, garrafas e tampas de bebidas, sacos plásticos e pontas de cigarro (nestes, os filtros contêm plástico por terem  celulose).
    Quando o sol e a água salgada decompõem o plástico, este torna-se um microplástico que é consumido pelas criaturas marinhas e, assim, entra na cadeia alimentar.
      Todos podem desempenhar um papel, recomenda-se que:
·        Evite comprar água em garrafas de plástico;
·         Evite palhinhas de plástico e outros plásticos descartáveis;
·         Use saco reciclável para embalar suas compras;
·     Escolha garrafas recicláveis e não garrafas biodegradáveis. A maioria das garrafas biodegradáveis apenas se degrada em ambientes de compostagem industrial.
·         Recolha o lixo quando você estiver na rua. Lixo espalhado no chão geralmente acaba no oceano.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP