CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

25 abril 2018

44º aniversário da revolução de abril

     O Agrupamento Lima de Freitas assinalou o 44º aniversário do 25 de abril com a presença de Francisco Louçã, economista, antigo deputado e coordenador do Bloco de Esquerda que, aos alunos do 9º e 12º ano, falou sobre a vida dos portugueses na época anterior ao 25 de abril  de 1974.
    Um quotidiano marcado pelo medo decorrente da vigilância ativa da policia politica (PIDE), da existência da censura e de prisões politicas como Caxias e o Peniche.Um medo que era partilhado, embora de outra forma, pelos governantes/ditadores no poder , que dificilmente continham o descontentamento da população, sobretudo decorrente da guerra colonial que decorreu de 1961 a 1974.
     Foi um encontro, também pontuado pela atuação de alunos, que entoaram canções de Zeca Afonso e declamaram poemas e, no seu final, pelo lançamento de 44 balões, um por cada ano passado da revolução dos cravos que restabeleceu a democracia em Portugal.
   A iniciativa do grupo de História foi da responsabilidade da Professora Manuela Cerqueira, a que se juntou a Biblioteca Escolar, local em estão expostas 44 biografias de personalidades ligadas ao 25 de abril, resultante de trabalhos dos alunos do 12º ano, turma B.




















Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP