CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

15 abril 2018

Oficina de Escrita Criativa com Manuela Ribeiro


Resultados da Oficina de Escrita Criativa com  Manuela Ribeiro.
Textos produzidos pelos alunos do 5º ano, num trabalho a pares, a partir de um excerto  das obras da autora.







O que terá acontecido ao estrelinha, antigo e famoso jogador?

"Aconteceu que ele dirigiu-se ao provador e descobriu que este tinha uma porta secreta no chão.
Quando a abriu, foi sugado para um mundo ao contrário, onde as usavam roupa ao contrário, corriam com as mãos e viam com os pés.
O Estrelinha ficou muito assustado e as pessoas daquele mundo também, porque o antigo jogador ,para eles,  também era o oposto.
Desde então, o Estrelinha arranjou vários pretextos para entrar naquele mundo oposto, mas tão divertido. Criou muitas amizades e aprendeu a falar oposto.
Assim se explica o desaparecimento do nosso Estrelinha".

Ariana Santana
Ana Margarida Andrade       5º D


O que poderá encontrar o Miguel no final do Túnel? Que perigos o podem esperar?


"Mais à frente, o Miguel, ouviu um rosnar muito forte. Apontou a sua minúscula lanterna e conseguiu ver duas bolinhas pequenas a brilhar, eram os olhos de um lobo. Ao mesmo tempo ouviu uma sirene.
Afinal o túnel ia dar à estrada que ficava à beira de um rio e a sirene era de um carro dos bombeiros a passar pela mesma. O Miguel atravessou a estrada, olhou para o rio e viu um tubarão com dois metros e meio que lá andava a nadar. Entretanto sentiu uma coisa esquisita no pescoço e verificou que era uma tarântula cheia de pelos vermelhos e pretos. Ao mesmo tempo, folhas das árvores no chão levantaram-se, era uma cobra a fazer zzzzzz. Ele ficou muito assustado, mas na realidade todos os animais que tinha visto, nenhum lhe tinha feito mal, por isso acabou por ficar amigo de todos estes bichos para sempre".

Bernardo Martins
Pedro Gonçalves                                 5º B




O que poderá ter acontecido na quinta? Quais as novidades que o senhor joãozinho sabia?


"De facto, as novidades eram péssimas. Ao que parece andavam a desaparecer            algumas coisas da quinta, como rações,  utensílios de maior valor e mesmo animais. Claro que estas “novidades” levaram os três amigos a tentarem resolver este mistério.
Até ao momento não tinham nenhuma pista. Mas estavam decididos a continuar. Começaram por observar a criada e acabaram por descobrir que esta passava a maior parte do dia a lamentar-se de ter aquele trabalho e não outro em que poderia ganhar mais algum dinheiro. Estas lamentações poderiam ser motivo para roubar.
Nesse dia, à noite, os três amigos ouviram uns passos que vinham do celeiro. Aterrorizados, levantaram-se e foram ver o que se passava. Viram alguém com um mascara preta, quando o ladrão tentou pegar um porco, escorregou e a mascara caiu. As suspeitas dos três amigos foram confirmadas, era mesmo a criada que andava a roubar a quinta.
Os três estavam mortinhos para contar aos pais e avós que tinham resolvido o mistério do assalto à quinta".

Carolina dos Santos Bruno
Mariana Bernardo Trindade ……..5º ano, turma C


Muitos Parabéns!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP