CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

03 maio 2018

Encontro com antifascistas

    No encerramento das comemorações do 44º aniversário da revolução de abril, a Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, em articulação com a Câmara Municipal de Setúbal, promoveu, no dia 3 de maio, um encontro dos alunos do 9º ano com os ex-presos políticos/antifascistas, José Pedro Soares e Vítor Dias.
O primeiro foi preso pela PIDE aos 21 anos, mais concretamente em 1971, acusado de atividades subversivas, foi sujeito a tortura e maus tratos nas prisões de Caxias e Peniche, apenas libertado após o 25 de abril de 1974. O seu testemunho sobre os métodos repressivos do Estado Novo constituiu um momento de reflexão e repudio sobre os anos em que Portugal viveu em ditadura, sobretudo entre 1933 e 1974.
Vítor Dias, também preso político, foi ativista da CDE, movimento que nos inícios dos anos setenta tentava furar o sistema de partido único instituído, concorrendo a eleições legislativas, que exigia fossem verdadeiramente livres e democráticas.
Ambos os resistentes antifascistas, para alem de partilharem a sua experiência de vida – e os momentos mais difíceis vividos na prisão -, deixaram uma mensagem de vigilância e, também de combate, se necessário, pela manutenção da liberdade e da democracia aos mais jovens, porque estas não são conquistas adquiridas para sempre.
Muito obrigado!





Da esquerda para a direita, José Pedro Soares, Jacinto Artur e Vítor Dias.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP