Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

29 outubro 2014

E se na biblioteca perto de ti...

... tivessem acabado de chegar coisas novas?  Eras capaz de pensar que estou a brincar, afinal estamos em crise! Mas não, é mesmo verdade. Até me atreveria a chamar-lhes quentes e bons pois falamos aqui de três novos livros: Se eu ficar de Gayle Forman, O escândalo Modigliani de Ken Follett e Divergente de Veronica Roth. Três estilos diferentes, três livros fabulosos todos à tua espera
na tua biblioteca. Aparece.
CC

27 outubro 2014

Concurso “Um conto que contas” 2014-15


Este concurso é aberto à participação de todos os jovens que frequentem escolas públicas e privadas, desde o 1.º ao 12.º ano de escolaridade, e escolas profissionais acreditadas em qualquer modalidade de função com equivalência legal a esses níveis de escolaridade, de todo o país. O concurso consiste na escrita e ilustração de um conto que envolva conteúdos matemáticos e tem como principais objetivos fomentar hábitos de leitura e de escrita nos alunos, assim como promover a articulação entre diversas áreas do saber, desenvolver a capacidade de expressão e comunicação, estimular a imaginação. Os participantes podem concorrer a uma de oito categorias e de acordo com os ciclos de ensino em que estão integrados, na modalidade individual ou em equipa, num máximo de quatro elementos.

Saber+ http://www.spmsul.uevora.pt/concurso.htm


Outubro é........Concursos

III Concurso Internacional de escrita para jovens lusófonos – “La Atrevida”






20 outubro 2014

Outubro é também..... Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

MIBE

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Durante o mês de outubro comemora-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.


Apresentamos o nosso cartaz/programa e c
ontamos com a vossa participação! 




As Bibliotecas Escolares do Agrupamento Lima de Freitas comemoram também o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, assinalando a efeméride com a habitual dedicação à promoção da leitura e o incentivo aos alunos na utilização da Biblioteca Escolar (BE).
A assinalar este evento com o objetivo de sensibilizar a Comunidade Escolar para a importância da BE no processo de ensino-aprendizagem, a biblioteca promove junto dos alunos e professores um ambiente de desenvolvimento de conhecimentos e competências relacionadas com a organização e familiarização com os espaços/recursos da BE (Formação do Utilizador), bem como fomentar rotinas de pesquisa de informação com vista à autonomia dos alunos.
Ao longo do mês serão várias as atividades lúdicas e didáticas, no âmbito da mediação de leitura, formação de utilizadores, incentivo e apoio aos currículos e ensino de competências para o uso da BE no âmbito das Literacias da informação, Digital, dos Média e da Leitura:
    Formação de utilizadores/ Formação em Literacias:
Pré-escolar e 1º ano - A BE apresenta-se;
3º e 4º anos  - “Caça ao Tesouro”;
2º e 3º ciclo – À descoberta da BE- (Re)descobrir a BE (Ed. para a Cidadania);
Animação da Leitura (1º ciclo) – “O Casamento da Gata”
“Histórias à volta do prato” – exploração de histórias no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Alimentação;
Palavras quietas e irrequietaslançamento do ateliê de leitura em voz alta;
Mapas aLer+ - elaboração e exposição de mapas mentais;
Comemoração do Dia Internacional das BEs (27 de outubro),  exposição de mensagens impressas, promotoras do livro e da leitura e dinamização da iniciativa do GTBES/SABE, “STOP_10 minutos a ler…”;
  Apresentação à comunidade educativa do livro “Crónicas Vitorianas”, da autoria do professor Giovanni Licciardello (30 de Outubro).         


16 outubro 2014

"Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor".
Quando ouvi a notícia que a jovem Malala Yousfrai tinha sido distinguida junto do indiano Kailash Satyarthi com o Prémio Nobel da Paz recordei esta frase de Madre Teresa.
Aos 17 anos, Malala é desta forma a mais jovem Prémio Nobel relembrando o mundo para a opressão no mundo oriental e recordando o mundo ocidental porque a educação não é apenas um direito fundamental, mas também o pilar de qualquer sociedade livre e evoluída.
Malala nasceu em Mingora, no distrito de Swat, no Paquistão.
No início de 2009, com apenas 12 anos, chama a atenção do mundo escrevendo num blogue para a BBC detalhando a sua vida sob o regime dos talibã e sobre o seu ponto de vista sobre a promoção da educação das mulheres.
No ano seguinte o New York Times transmite um documentário sobre a vida quotidiana de Malala ganhando a jovem, desta forma, projeção mundial.
Malala começa o seu caminho de ativista fornecendo entrevistas para a imprensa internacional, sendo nomeada para o Prémio Internacional da Criança.
Em 2012 é baleada pelos talibã na cabeça e no pescoço. Malala sobrevive milagrosamente a este ataque e é levada para o Reino Unido onde estuda.
O maior terror dos talibã acabou por ser uma menina de 14 anos armada com livros.
"Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo. Um país mais forte não se mede pelo seu número de soldados mas pelo seu número de alfabetização."
Malala
O que mais se pode dizer?
CC

08 outubro 2014

Outubro em movimento!

Começo por vos desejar um excelente ano letivo! Espero que já tenham entrado na rotina e que tudo esteja a correr bem. Neste primeiro post gostava de vos falar do mês de outubro. Porquê este mês em especial devem estar vocês a pensar? Será que é por estar a chover? Porque começa o outono? Também, porque não? Mas, obviamente, não é só por isso. Outubro é um mês cheio de datas especiais das quais gostaria de destacar quatro: dia um, Dia Internacional da Música; dia quatro, Dia Nacional do Animal;  dia cinco, Dia do Professor e Dia da Implementação da República. Querem mais razões? Um mês cheio de celebrações, nas quais espero que tenham participado. Por agora não vos incomodo mais. Para a semana vamos falar sobre as novas aquisições da Biblioteca que, de certeza, vos vão agradar.
Até lá, bom trabalho!
CC

Exposição Dia Internacional dos Direitos Humanos

Exposição de trabalhos do 9º E (Mundo Atual) e do 12º E (Psicologia) para lembrar o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. Registo de pal...