CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

18 março 2012

HINO À LEITURA

Não podemos deixar de agradecer e felicitar todos os que de forma tão motivada participaram em mais um desafio lançado pela vossa biblioteca. Tivemos grande dificuldade em escolhar um único texto, tanto pela questão poética como por razões musicais mas, após grande ponderação, decidimos reunir o que de melhor havia entre os melhores e fazer um mix. Obrigado a todos e, neste caso, parabéns a todas as ilustres vencedoras, que são: Carolina Brissos, Inês Rodrigues e Rita Paulino do 6ºB; Inês Rocha do 6ºF; Isabel Vicente e Daniela Lima do 8ºB. Esperamos, muito em breve, ouvi-lo na biblioteca e, quem sabe, até pelos corredores da nossa escola. Até breve e aqui fica a letra.
CC
HINO À LEITURA
Na nossa biblioteca descobrimos muito
Sobre o nosso mundo e país,                 
Ao ler pequenos e grandes livros,
basta lá meter o nariz.

Ao ler, aprendemos muitas coisas,
Ao ler, aprendemos a sonhar,
Ao ler, aprendemos a imaginar,
Ao ler, aprendemos a brincar.

Atividades pensadas
Biblioteca animada
Vamos dar voz às palavras
Nesta escola renovada.

Dentro dos livros há fadas madrinhas
Monstros terríveis e belas rainhas,
Dentro dos livros há vários malandros.
E estrelas ao luar cantando.

Todos os livros são diferentes,
Cada um com a sua magia,
Cada um com a sua história,
para lermos com alegria.            

Atividades pensadas
Biblioteca animada
Vamos dar voz às palavras
Nesta escola renovada.

Quem quer aprender
A leitura é importante
O livro é para ler
Não fica na estante.

A escola é o saber
Na biblioteca não há idades
A leitura faz desenvolver
As nossas capacidades.

A escola é formar
Um futuro distante
A biblioteca é espetacular
Para as leituras do estudante.

09 março 2012

Cheguei para contar...no 1º ciclo

 No âmbito da Semana da Leitura,  os alunos do 6ºE Chegaram para contar!  Foram à Escola Básica nº9, do Casal das Figueiras, contar histórias aos alunos do 1º ciclo. Aqui ficam alguns dos seus testemunhos:

   “Fomos contar e representar o conto, A Princesa e a Ervilha, ao 1ºA. Foi uma experiência única, saber que já passamos por ali, vê-los tão pequeninos (e desdentados)… quisemos partilhar o nosso conhecimento e a nossa alegria. Eles são muito empenhados e interessados e gostaram muito da nossa história, bem um menino disse que não tinha gostado porque não havia um príncipe a sério, eram só meninas! Que queridos!”
Ana Isabel, Daniela, Rita, Mafalda, Liliana e Ana Carolina

“ Gostámos muito de contar a história, A Polegarzinha, aos alunos do 1ºB, um menino já conhecia a história ajudou-nos a contá-la. Depois de lermos, distribuímos desenhos para colorir e, no fim, oferecemos doces, eles adoraram. Adorámos esta experiência e podemos reviver as nossas aventuras e tudo o que vivemos no 1º ciclo. Foi inesquecível!”
Carolina, Cândida, Tatiana, Miguel, Ricardo e Heorchil

  Nós contámos a história, O Valente Soldadinho de Chumbo, aos alunos do 2º B. Eles mostraram-se atentos e interessados na história, apesar de uma mãe já a ter contado, mas o maior entusiasmo foi quando demos rebuçados, balões, gomas e desenhos para colorir. Gostámos porque foi uma experiência nova e muito interessante.”
André Rosa, André Matos, João Andrade, João Bordalo, Joaquim e Rodrigo

07 março 2012

Parar para ler!

Como já vai sendo hábito no nosso agrupamento todos os anos, durante a semana da leitura, as nossas escolas param para ler! Desta vez escolhemos o dia 7 de março  entre as 9h e 35m e as 9h e 55m (período da manhã) e as 15h e 40m e as 16h (período da tarde) para o fazer. Ler o quê? Tudo e qualquer coisa! Ler é o nosso e vosso objetivo, ler muito para ler sempre mais. Deixo uma sugestão do que li e adorei. Serve para todos, pois depende muito dos olhos de quem o lê: Ilha Teresa, de Richard Zimler. Inteligente, irreverente e com uma certa dose de humor negro, o autor conta-nos a história de uma jovem de 15 anos, sensível cujo equilibrio e sentido de identidade se vêem ameaçados quando a sua família decide mudar-se de Lisboa para os subúrbios de Nova Iorque. Uma escrita maravilhosa que não é aborrecida mas sim convincente: também nós poderíamos ser a Teresa. Não percam e não parem de ler!
CC

04 março 2012

Semana da Leitura (5 a 9 de Março)

Cá estamos nós na Semana da Leitura 2012. Como é hábito, as nossas escolas têm calendarizadas diversas atividades para comemorar a leitura. Parar para Ler (na quarta-feira), Ler em Vários Sotaques (terça e quarta), Cheguei para contar e Leem para mim (ao longo da semana). Até ao final do mês ainda vamos ter o Concurso Leituras&Companhia, o Concurso de Escrita, a partir de desenhos realizados pelos alunos do 2º ciclo, para o Concurso "Galileo e,  um encontro com a escritora Lara Xavier.
Contamos com vocês!

Mensagens TOP