Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

28 abril 2013

E chegou o dia...

FotografiaOntem, pelas 15 horas,  na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal foi feita a apresentação do livro "Chamo-me... Isabel de Aragão", da minha colega Ana Pedro e Jorge Miguel. Muitos parabéns aos autores! Com a apresentação do livro "Chamo-me... Isabel de Aragão", de Ana Pedro e Jorge Miguel, com dramatização (a cargo do 6º B) e leituras do livro (por alunas do 7º B) encerra-se um percurso de nervos e trabalho que culminou num belo espetáculo para pais, alunos, professores e demais público que compareceram a um momento de boa disposição, cheio de cor e muita alegria.. Imprescindível foi também a colaboração das professoras Ana Cláudia Sousa, Ana Beatriz Rodrigues e Maria João Páscoa. Esta foto foi gentilmente cedida pela colega Ana Tique. E assim partilhamos o momento com os que queriam, mas não puderam ir. Muito obrigada a todos!
CC

E já nos "mexemos" a ler!

Fotografia
O Agrupamento de Escolas Lima de Freitas participou nesta atividade com um flashmob coreografado pela professora Teresa Pinto, tendo como suporte musical uma canção do grupo Xutos e Pontapés ("Para ti Maria"). A letra é da autoria das alunas Carolina Brissos, Inês Rodrigues, Rita Paulino, Inês Rocha, Isabel Vicente e Daniela Lima. O coro da escola, Limavox, dirigido pelos professores Ana Cláudia Sousa e Joaquim Costa, gravou o tema. Estiveram presentes neste Dia do Livro e dos Direitos de Autor as turmas 5º A, 5º B, 6º A, 6º B, 7º B, 7º C, 8º B, 8º C, 8º D e ainda duas turmas do 1º ciclo. Foram acompanhados pelas professoras bibliotecárias e por muitos outros professores da nossa escola, e do 1º ciclo, que voluntariamente ou com algum esforço, porque andamos todos com a pressão do final de ano letivo, acederam a juntar-se e participar. Estas fotos foram gentilmente cedidas pela professora Ana Tique. Até à próxima!
CC

23 abril 2013

A Estátua e a Pedra



No início deste mês de abril será lançado um novo manuscrito póstumo de José Saramago, A Estátua e a Pedra,  no mercado português. Esta informação chegou ao público através da fundação com o nome do escritor. O lançamento será mundial e terá lugar na segunda quinzena do mês de abril em edição bilingue (português/espanhol). Grande expetativa em torno deste segundo manuscrito póstumo do nosso tão famoso e saudoso Nobel da Literatura.
Aguardemos. 
CC

20 abril 2013

FLASH MOB "Mexer com a leitura"

O grupo de trabalho das bibliotecas de Setúbal decidiu realizar no dia  23 de abril - Dia Mundial do Livro - um conjunto de atividades de leitura a realizar em espaço público. A nossa escoa tem  como projeto a realização de um Flash Mob "Mexer com a leitura", na praça do Bocage. Tendo como ponto de partida o hino à leitura, realizado no ano anterior, por um grupo de alunos e com a música dos Xutos e Pontapés, "Maria", pretende-se que alguns dos nossos alunos, coreografados pela professora Teresa Pinto, chamem a atenção dos transeuntes para a leitura e para os livros. Contamos com a vossa presença para os apoiar e, claro, aplaudir! Até lá, boas leituras!
CC

13 abril 2013

Chamo-me...Isabel de Aragão

Temos o prazer do o/a convidar a assistir ao encontro com os autores do texto Chamo-me...Isabel de Aragão, Ana Pedro e do ilustrador, Jorge Miguel, na Biblioteca Pública Municipal, no dia 27 de abril, sábado, pelas 15h. Para vos abrir o apetite, deixamos aqui um pequeno excerto da bela obra que vos espera...

" Vivi cerca de 66 anos, o que era bastante para aquela época. Senti-me imensamente amada e, embora possa parecer pouco modesta ao afirmá-lo, sinto que sou uma figura simpática. Conto prová-lo, se me quiserem acompanhar nas próximas páginas..." 

Que tal? Não dá vontade de continuar? Além disso, se não quiserem esperar tanto tempo, a obra já está disponível na Biblioteca da nosa Escola e em diferentes livrarias, tal como a FNAC. 

CC

Semana(s) da Leitura 2013



A partir da próxima semana vão decorrer no nosso agrupamento um conjunto de atividades para comemorar a importância da leitura. Vamos ter poesia, histórias contadas por grandes e pequenos, feira do livro (escolas do 1º ciclo), um flashmob na Praça do Bocage (mais tarde falaremos sobre o assunto) e a apresentação do livro Chamo-me...Isabel de Aragão, da autoria da nossa professora de Português, Ana Pedro, que decorrerá na Biblioteca Municipal. Estejam atentos que nós vamos dando notícias!

03 abril 2013

King Kong faz 80 anos

King Kong WallpapersArrancou muitos gritos nas salas de cinema por esse mundo fora, o gorila gigante e assustador, de tão realista - à vista do que se fazia na altura, claro, parecia saltar do ecrã e querer comer os espectadores. O filme estreou, que estreou há 80 anos, foi um estrondoso sucesso de bilheteira e marcante na história o cinema pelo realismo das sequências especatulares protagonizadas pelo gorila,  criando um ícone da cultura popular. O seu famoso final em que se King Kong no cimo do Empire State Building segurando a amada Ann enquanto é atacado por aviões, é uma das cenas mais conhecidas da história do cinema. Em abril de 2004 a revista "Empire" considerou-o "maior filme de monstros de todos os tempos...". Já viste?
CC

20 anos de Biblioteca Escolar

No âmbito das atividades de comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, na BE da Lima de Freitas, encontra-se em exposição...