Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

01 outubro 2007

Um fio de fumo nos confins do mar

Um bairro de Lisboa, um estúdio de televisão e a memória de um sítio em Trás-os-Montes.
Uma adolescente que, do pai, só sabia que era um anjo…
Mina frequentava o nono ano e não morria de amores nem pela escola nem pelas professoras.
Resolveu ir a um programa televisivo daqueles que promovem encontros e desencontros entre familiares perdidos, vizinhos com dívidas por saldar… para encontrar alguém…
Acreditava que a felicidade ia surgir na sua vida, cheia de música e de cinema, como “um fio de fumo nos confins do mar”.
É só ler o livro para encontrar ou não todos estes ingredientes e, com mais três amigos, participar no Concurso. Podemos contar convosco?
AP

11 comentários:

Diogo Tavares disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Bernardo Domingos disse...

minha professora de portugues, venho por este meio comunicar que faltam.me umas 7 paginas para terminar a minha leitura no livro " Um Fio De Fumo Nos Confins Do Mar"...


Em relação á dita " Leitura".. Custumo ler alguns livros, poucos mas alguns. Jornais de desporto e algo do genero talvez.

Em relação ás suas aulinhas! :D LOL
É UMA EXCELENTE PROFESSORA! (NAO É GRAXA), Optima a ensinar, ler, rir, divertida, "ás vezes" ( quase sempre) má! mas pronto.. retirando isso é uma boa amiga. ;)
Deijo o meu comentario e espero no minimo um 4 no final do periodo.. ;)

Comprimentos do Bernardo Domingos ;)

Diogo Tavares disse...

élá! A minha professorinha de português anda muito "chique" nos seus posts ! Este veio mesmo dos confins do mar.

Tá engraçada a caracterização que a stora dá ao livro, ainda não li o livro todo (aliás vou na página 37) Mas pela sua óptima caracterização aposto que este livro vai ser uma seca!

Enfim prefiro os meus livros aos quadradinhos do Tio Patinhas, ou do Pateta, mas! Não perca a esperança! Continue a promover a leitura, ou então obrigue os seus alunos a lerem com ameaças ;D

Mas sim a stora escreve muito bem! Não melhor que eu claro (hehe) Bom fiz isto porque a stora disse que contava para a nota, MAS muito respeito pela senhora escritora, até acho que a dona Ana devia escrever um livrinho han ? han ?

Mâ sim está cule! E oraite :)

Beijinhos Srª Ana Pedro

PS: Fica ai o meu Hi5 ! Mas cuidado com os pedófilos da internet :O

PPS: Esqueça a Setôra obrigou-me a tirar o hi5 daqui!

Bernardo Domingos disse...

Deixo o meu comentario e espero no minimo um 4 no final do periodo.. ;)


É bom relembrar! :D

Ana Pedro disse...

Para o Diogo:
A "setôra" não obrigou...
Pediu, explicou e agradece, claro!
Continua a ler e a escrever... quase tão bem como eu...
Beijinhos
AP

Para o Bernardo:
Encontrei alguns erros neste comentário.
Experimente aperfeiçoar o texto e falaremos depois.
Ficámos sem saber o que achaste da leitura das 144 páginas. Parabéns pelo investimento!
Os meus cumprimentos para um aluno que é, quase sempre, aplicado...
AP

Anónimo disse...

A minha opinião sobre o livro é bastante positiva. Gostei bastante do momentos familiares vividos e da cumplicidade evidente entre as personagens. De todas elas, a que eu mais apreciei foi a Nani(em tempos idos, Mademoiselle Nadine Fabre), pela sua personalidade e coragem demonstradas ao longo da narrativa, Confesso que, não foi dos livros da autoria de Alice Vieira que mais me chamou a atenção, mas à medida que se vai lendo, consegue-se encontrar os seus focos de interesse e, deste modo, ter prazer em lê-lo. Na minha opinião "Um Fio de Fumo nos Confins do Mar" é a esperança para Maria Guilhermina! A esperança de, um dia, ser feliz, lutar pelo seu futuro e, quem sabe, encontrar a sua "viscondessa"(avó).
Faço um apelo a quem ainda não o leu, para que o leia! Mesmo que não o considere interessante!
Fiquem todos bem!
Pedro Felício

Anónimo disse...

Li este livro e tenho que confessar que detestei, a Alice Vieira tem livros fantasticos mas este nem parece da autoria dela.

Anónimo disse...

Disponibilizo no meu blog , a descrição de todas as personagens assim como as personagens secundárias.
O blog é :
com-todas-as-letras.blogs.sapo.pt
Bom resumo ! Parabéns !

Anónimo disse...

nada de interessante -.-' tou a ler o livro e é totalmento boriing :x preciso é de um resuminho para apresentar o livro ;p muahahah
Daniela xD

Anónimo disse...

realmente a história tem muito que se lhe diga, é um bom romance e tudo mais... porém o livro não cativa a atenção dos leitores principalmente no início... como que um pouco perdido.
É um livro de seu jeito.

Andreia Santos disse...

Diogo Tavares, realmente tens razão, o livro é seca mesmo O.O estive a lê-lo para o PIL projecto individual de leitura e senti que parecia um livro da carochinha comparado com alguns que lá apareciam na apresentaçao, de grande importancia e "calibre" , do género dos livros de José Saramago.... perante aquelas apresentaçoes todas de livros extraordinarios, ate tive vergonha .

20 anos de Biblioteca Escolar

No âmbito das atividades de comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, na BE da Lima de Freitas, encontra-se em exposição...