CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

25 janeiro 2008

Ler …depressa…é importante!

Ler depressa é importante porque em primeiro lugar vivemos numa época onde a informação não pára de crescer. Ninguém tem tempo de ler todas as mensagens que nos rodeiam. É necessário efectuarmos uma selecção da informação para termos uma leitura eficaz. A segunda razão prende-se com a nossas capacidades de compreensão e de memória. Um leitor lento tem tendência para se arrastar na leitura e, muitas vezes, chega ao fim do texto esquecendo-se do seu início. Isso obrigá-lo-á a recomeçar ou a abandonar a tarefa o que implica um desperdício de tempo em ambas as situações.
Por outro lado, é verdade que a aprendizagem da leitura é uma aprendizagem linguística. As letras são códigos que é necessário compreender e interiorizar. Pelo que em crianças sabemos ler melhor do que escrever. Esta diferença perdura. Um adulto pode ler obras de Victor Hugo mas é incapaz de escrever como ele. Apesar de tudo, ler bem permite a aquisição da mestria da escrita e um bom leitor será melhor “produtor de escrita”que um mau leitor.

Michel Violet, redactor-chefe da revista Les Actes de Lecture, publicada pela Associação Francesa para a Leitura (AFL), numa entrevista concedida à Science & Vie em Setembro de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP