Na passada sexta-feira, dia 22 de Janeiro, no auditório da escola sede do agrupamento, teve lugar o encontro com a escritora brasileira Maria José Silveira, formada em Comunicação, Antropologia e mestre em Ciências Políticas. Para além de escrever, é tradutora e colunista. Da sua obra literária constam quatro romances e dezasseis narrativas infanto-juvenis.
A vinda da escritora à nossa escola enquadrou-se no programa da I Jornada Luso-Brasileira de Literatura para crianças e jovens que decorreu, no dia anterior, na Faculdade de Letras de Lisboa, organizada pelo CLEPUL (Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa).
A escritora apresentou sumariamente o seu primeiro romance, A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas (2002), que tem, como enquadramento histórico, o Brasil desde o seu “achamento” (1500) até aos nossos dias, e se estrutura em torno de uma família, seguindo sempre a história da filha mais velha. A acompanhar a escritora esteve Laura Areias, doutorada na área das literaturas lusófonas e actualmente investigadora do CLEPUL, que leu alguns excertos do romance.
O encontro contou com a presença de cerca de 70 alunos do Ensino Secundário que tiveram a oportunidade de participar, lendo ou colocando algumas perguntas à escritora. As professoras Dina Chora e Maria João Pereira (enquanto professora bibliotecária), que promoveram este encontro, consideram ter sido um evento conseguido, dada a atitude dos alunos, que felicitam, pela postura e interesse demonstrados.
Estão disponíveis, na Biblioteca, algumas das suas obras oferecidas amavelmente pela escritora.
Dina Chora (professora de Língua Portuguesa)
Dina Chora (professora de Língua Portuguesa)
Sem comentários:
Enviar um comentário