Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

10 novembro 2011

Encontros com...

As nossas bibliotecas tiveram o prazer de receber dois escritores brasileiros, Selma Kuasne e Juva Batella. Estes encontros decorreram no âmbito das atividades promovidas pelo GI1,2 e 6, FLUL, para o Colóquio Internacional de Literatura de Língua Portuguesa para crianças e jovens.
Para os alunos do 1º ciclo, 4º ano, a arte-educadora Selma levou-nos até ao sertão brasileiro com os brinquedos para meninos quietos, nome que também dá título ao livro de poemas que publicou recentemente. Neste encontro todos pensaram, sonharam, realizaram brinquedos e brincadeiras.
Na escola sede o contacto com o escritor teve como ponto de partida o livro O labirinto da cabeça da Matilde. Juva Batella é autor de vários livros, alguns deles já publicados em Portugal, como por exemplo, O menino que guardava as palavras na barriga, Em busca do amor perdido, O verso da língua, A língua de fora.
As turmas 8ºA+1 e 8ºB+1 trabalharam propostas de ilustração para a capa do livro, dramatizaram um pequeno episódio do mesmo, escreveram pequenas histórias e contaram-nas ao escritor e aos presentes e terminaram com uma pequena entrevista.


Apresentação dos trabalhos 1

Construindo briquedos 1




 

Apresentação dos trabalhos 2


Brinquedos de meninos "quietos"
  
Juva Batella

Construindo brinquedos 2



Sem comentários:

Exposição Dia Internacional dos Direitos Humanos

Exposição de trabalhos do 9º E (Mundo Atual) e do 12º E (Psicologia) para lembrar o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. Registo de pal...