CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

14 janeiro 2014

EDUCAÇÃO ESPECIAL DE [ A..Z]


Iniciamos hoje uma rubrica diferente com uma periodicidade livre, como este blog. Aqui fica a entrada número 1.
Espero que gostem como nós.
CC

EDUCAÇÃO ESPECIAL DE [ A..Z]

Uma rubrica do professor João Paulo Amaral
1. UNIDADE (Especializada de Apoio à Multideficiência e Surdocegueira Congénita)
Tudo começou há 6 anos.
Seis… é uma mão cheia mais um.
Significa que já se fez caminho, se quebrou etapa e se partiu em busca dum novo ciclo de viagem.
Que um dia, lá mais atrás no tempo, se disse SIM. E o sim tem a importância afirmativa do compromisso que cada aceitação guarda perante a incerteza do futuro.
No início, com a recusa de alguns e o silêncio de outros, o nosso Agrupamento aceitou o desafio lançado pelo então Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas da Península de Setúbal Sul e assim nasceu a UM. A primeira Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência e Surdocegueira Congénita do Concelho de Setúbal destinada a apoiar e acompanhar, em contexto escolar inclusivo, crianças portadoras de Multideficiência e surdocegueira Congénita com limitações muito significativas ao nível da atividade e da participação. Meninos e meninas que a diferença arrastava, inconsequentemente, para lá do espaço comum de coexistência. Para a exclusão.
Tenho ainda presente a memória dos primeiros dias, os dias do início, os dias em que o futuro se encontrava ainda distante.
As obras na Sala e na casa de banho. A chegada do nosso primeiro aluno, o João.
Depois a vinda da Catarina e a «descoberta» daquele rapazinho sorridente de voz forte e cabelo escuro como a noite, o Gui.
Depois eram seis, quase tantos como o aniversário que agora completamos, seis crianças de idades compreendidas entre os seis e os onze anos de idade, e uma adolescente cativante de 15 anos de idade.
Depois sete com a chegada dum rapazinho irrequieto, de vós ausente e comportamento desafiante que o vento da negação trouxe até nós. E o Autismo mudou-nos a sala. Estruturou-nos o pensamento e as ações. Fomos mais além.
E como viver é também partir. Fomos aprendendo a dizer adeus a todos aqueles rapazes e raparigas de quem cuidámos e que nos braços e perante o nosso olhar foram crescendo.
Tudo o que vivemos até hoje naquele espaço quadrangular a que chamamos Unidade e na escola que lhe serve de sede dava para preencher o branco imaculado de páginas e páginas de riso, de tristeza, de vontade e de sonho. O sonho adiado de ver nascer no seio do nosso Agrupamento, escola nova a brilhar de futuro, uma Unidade de 2º e 3º ciclo que permitisse a continuidade destes alunos no seio da nossa comunidade educativa.
O sonho. O sal dos sentimentos que nos enche a vida.
Recordo tantos e tantos rostos de alunos, alunas, professores, assistentes operacionais, pais, técnicos, estagiárias e amigos que passaram pela nossa sala. Tantos acontecimentos, tantos gestos, muito que aprendi.
Hoje a Unidade acompanha e apoia dois alunos, um menino e uma menina que connosco estão há quatro anos e que este ano letivo terminarão o 1º Ciclo do Ensino Básico. São alunos da escola, dela fazem parte e a ela pertencem tal como a Escola lhes pertence por direito e por justiça.
A estes alunos a UM presta apoio especializado nas áreas de Educação Especial e Reabilitação, Fisioterapia, Terapia da Fala, Psicomotricidade, Shiatsu, Psicologia e a frequência de atividades de Estimulação Multissensorial – Sala Snoezelen, Hipoterapia, Fisioterapia em Meio Aquático e Desporto Adaptado-BOCCIA.
Atualmente, perante a incerteza do futuro, guia-nos a coragem de quem segue um caminho desconhecido cujo fim se deseja distante. Um caminho que só se faz na Escola de TODOS e para TODOS. O lugar onde as diferenças se encontram e caminham lado a lado… Porque JUNTOS SOMOS MAIS.
Da nossa parte, seguindo as palavras do poeta, sabemos que «…o caminho faz-se caminhando…», mesmo que em cadeira de rodas…
dezembro 2013
João Paulo Amaral
(coordenador da UM-UEAMSC)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP