CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

22 abril 2014

Alunos da Escola Lima de Freitas no Parlamento dos Jovens

Participámos no Parlamento dos Jovens

Foi no passado dia 25 de março que os alunos do ensino secundário, Bruna Francisco, Miguel Sousa, Beatriz Martins e Iara Monteiro, na qualidade de deputados, a aluna Catarina Seleiro, na qualidade de secretária da mesa da sessão distrital e Sofia Albuquerque, na qualidade de jornalista, acompanhados da professora Paula Ribeiro, representaram a Escola Secundária 2,3 Lima de Freitas na sessão distrital do Parlamento dos Jovens do círculo de Setúbal, que teve lugar no Barreiro.
O objetivo desta sessão foi elaborar o projeto de recomendação do círculo de Setúbal à sessão nacional e eleger as duas escolas representantes deste círculo, na sessão nacional.
A sessão contou com as comunicações do deputado Eduardo Cabrita, do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto e da representante do IPDJ, Eduarda Marques, os quais deram as boas vindas aos presentes e apresentaram a sua opinião sobre o tema “ Crise Demográfica”, referindo que O empenho dos jovens nesta iniciativa é um sinal de esperança”.
Eduardo Cabrita mostrou a sua preocupação relativamente ao tema em discussão, dizendo que desejava encontrar respostas para os desafios da crise demográfica. Por sua vez, Carlos Humberto, dirigindo-se aos jovens presentes no encontro, considerou que “ o Futuro deste país estará muito bem entregue à juventude de hoje em dia.
Após estas intervenções, houve um período destinado a perguntas, em que cada escola presente, questionou o deputado sobre a sua opinião e sensibilidade em relação ao tema. O deputado terminou este período de questões, dizendo: “ a felicidade de todos é um dever de quem tem atividade política.
Concluído este período, seguiu-se um momento de apresentação, debate e votação em relação às medidas apresentadas por cada escola para construir o documento para a sessão nacional. O projeto mais votado foi o apresentado pela Escola Secundária Jorge Peixinho.
Seguiu-se, depois, um momento de pausa para o almoço que decorreu na Escola Secundária Alfredo da Silva.
Depois do almoço e de volta ao auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, as escolas reuniram-se em pequenos grupos para discutir se as medidas apresentadas pela escola Secundária Jorge Peixinho eram eliminadas, alteradas ou aditadas. Este processo decorreu durante algum tempo, pois houve algum desacordo entre escolas.
Deu-se, por fim, lugar à votação, para eleição das duas escolas representantes do círculo de Setúbal, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. Foram eleitas o Colégio St. Peter’s School e a Escola Secundária 2,3 Lima de Freitas.
A sessão terminou com a decisão de uma proposta de tema para a próxima edição do Parlamento dos Jovens, que será apresentada na sessão nacional. O tema decidido foi: “ A co adoção por casais homossexuais.”
A sessão nacional decorrerá no Parlamento nos dias 26 e 27 de maio.

A aluna/jornalista Sofia Albuquerque

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP