CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

29 maio 2015

Festival da Música - 2015


Agora no seu quinto ano, o Festival de Música de Setúbal, com um percurso consistente e bem visível, é reconhecido tanto a nível local como internacional como um evento cultural pioneiro e inovador. Mais de 1000 jovens músicos juntam-se aos artistas profissionais convidados, nacionais e internacionais.
Este ano, estarão envolvidos mais grupos de jovens músicos da comunidade nos concertos profissionais do que em qualquer das edições anteriores. Será também apresentado o Ensemble Juvenil de Setúbal, constituído por alguns dos mais talentosos jovens músicos da região, que vão interpretar novas peças, criadas especialmente para eles, escritas por jovens compositores de Lisboa e de Londres. 


O Clima, na sua globalidade, é o tema que percorre esta edição, e que nos afeta a todos, mas que é particularmente importante para uma cidade como Setúbal, que se situa perto do mar e é visitada tanto por pessoas como por inúmeras aves migratórias. Uma cidade rodeada pela serra e pela natureza nas suas mais variadas formas, banhada pelo sol e ocasionalmente pela chuva de verão! 
De uma coisa podemos estar certos – o clima está a mudar. 
O programa deste festival oferece-nos respostas criativas apresentadas pelos nossos jovens, numa reflexão sobre o espaço natural que habitam, as diferentes estações do ano, os elementos meteorológicos e o clima, que influenciam, todos eles, a forma como pensamos e vivemos diariamente as nossas vidas. 
O Festival de Música de Setúbal encoraja a criatividade e celebra a conquista e aquisição de saberes e experiências, especialmente entre os jovens. Talvez, e acima de tudo, o Festival seja sobre a inspiração que os artistas nos proporcionam e o poder da música nas suas variadas formas.

E foi assim a manhã de hoje no coração da cidade.

Centenas de jovens das escolas e grupos comunitários de Setúbal participaram no desfile anual de percussão que integra este Festival. Os ritmos, a energia, o talento celebraram, mais uma vez, a diversidade da vida musical da região.
Há Música na Lima, participou também na 5ª edição deste festival e este ano, porque o tema era o clima, por que não termos precaução com os excessos do sol e da chuva??!!! As sombrinhas musicais alegraram, certamente, o desfile de percussão do Festival de Música de Setúbal. 


 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP