CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

05 janeiro 2018

Alice Vieira- escritora de janeiro

Alice Vieira é considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas da literatura infanto-juvenil, e, como consequência do seu labor infatigável – mais de 80 livros publicados – é a autora que a BE elegeu para divulgar durante o mês de janeiro.
Recorrendo a excertos de algumas obras da autora, aproveitou, a Biblioteca, para os divulgar no corredor de acesso ao seu espaço, decorando, também, esta área.
Pequenos excertos das obras, Os olhos de Ana Marta, Um fio de Fumo nos Confins do Mar, Leandro, Rei da Helíria, Este Rei Que Eu Escolhi ou Rosa, Minha Irmã Rosa, foram registados e partilhados com os utilizadores, num trabalho conjunto com a professora Sónia Brito.
 Divulgamos um excerto de uma entrevista dada por Alice Vieira à revista  Caras em 2015, acerca da do seu talento para prender as crianças às suas obras:
 “Não são truques... É uma questão de não fazer nada para “baixar” até eles, de escrever para eles como se estivesse a escrever para mim. Detesto textos lamechas, falsamente poéticos. Falo das coisas reais (sou jornalista...) Mas quando reescrevo histórias tradi­cionais, aí procuro seguir o ritmo dos antigos contadores de histórias, com as repetições, as cadências, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP