Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

02 maio 2011

Mais vale tarde...

No dia 5 de Abril, o ilustrador André Letria veio visitar-nos. Foi recebido pelos alunos do 5º B, por alguns professores, pela coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares, professora Júlia Martins, e pela professora Maria João Pereira, responsável pela nossa biblioteca.

A professora de Língua Portuguesa e os professores de Educação Visual e Tecnológica tinham lançado um desafio à turma. A partir da leitura de A Floresta, de Sophia de Mello Breyner Andresen, deviam escolher um momento do texto, resumi-lo e traduzi-lo sob a forma de prancha de banda desenhada, seguindo as instruções dos professores Cláudia Hora e Francisco Vaz da Silva.

No dia do Encontro, a Daniela Caneco e a Inês Rodrigues explicaram como foi desenvolvido esse trabalho. Também vimos algumas pranchas.

Antes, a Rita Paulino, o Gonçalo Veríssimo e o Leonardo Pereira tinham apresentado o ilustrador, recorrendo a um PowerPoint elaborado com a ajuda das professoras Ana Pedro e Maria João Pereira.

Depois pudemos conhecer alguns dos segredos de um “ilustrador profissional”, como referiu a Rita.

André Letria explicou-nos (e muito bem!) como nasce um projecto, o que pode servir de inspiração, como decorre a parceria com o pai, José Jorge Letria… Até nos mostrou um dos seus cadernos com ilustrações, esboços, rabiscos, os livros que vai buscar à editora em várias fases da concepção, falou-nos da Pato Lógico, a sua editora, e deixou-nos espreitar os seus próximos trabalhos. Respondeu às perguntas e satisfez a curiosidade da assistência, que estava bastante interessada.

Para terminar com muita cor, a Ana Lixa, em nome da turma, apresentou e ofereceu um painel inspirado no livro Os Animais Fantásticos. O André Letria ficou bem impressionado, elogiou os trabalhos, a colaboração dos professores e o bom comportamento dos alunos. E nós ficámos muito orgulhosos! Assim, vale a pena!

Notícia de última hora: Fomos convidados para a apresentação dos novos livros ilustrados pelo André. Ele vai estar na Feira do Livro, no próximo sábado, dia 7 de Maio. Não querem aparecer por lá?
AP

André Letria nas Redes Sociais:

"Uma maquete do livro De Caras a ser "testada" na escola Lima de Freitas, em Setúbal. O Pato esteve lá em Abril e foi muito bem recebido."

"Há pouco mais de um mês fui muito bem recebido na Escola Lima de Freitas em Setúbal por um grupo muito simpático de alunos e professores. Aqui ficam abraços de agradecimento a todos e uma história da visita no blogue da biblioteca da escola."

Obridada, André Letria e Edições Pato Lógico!

1 comentário:

AP disse...

André Letria, no Facebook, a propósito deste Encontro:
‎"Há pouco mais de um mês fui muito bem recebido na Escola Lima de Freitas em Setúbal por um grupo muito simpático de alunos e professores. Aqui ficam abraços de agradecimento a todos e uma história da visita no blogue da biblioteca da escola."

20 anos de Biblioteca Escolar

No âmbito das atividades de comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, na BE da Lima de Freitas, encontra-se em exposição...