Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

02 maio 2011

Mais vale tarde...

No dia 5 de Abril, o ilustrador André Letria veio visitar-nos. Foi recebido pelos alunos do 5º B, por alguns professores, pela coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares, professora Júlia Martins, e pela professora Maria João Pereira, responsável pela nossa biblioteca.

A professora de Língua Portuguesa e os professores de Educação Visual e Tecnológica tinham lançado um desafio à turma. A partir da leitura de A Floresta, de Sophia de Mello Breyner Andresen, deviam escolher um momento do texto, resumi-lo e traduzi-lo sob a forma de prancha de banda desenhada, seguindo as instruções dos professores Cláudia Hora e Francisco Vaz da Silva.

No dia do Encontro, a Daniela Caneco e a Inês Rodrigues explicaram como foi desenvolvido esse trabalho. Também vimos algumas pranchas.

Antes, a Rita Paulino, o Gonçalo Veríssimo e o Leonardo Pereira tinham apresentado o ilustrador, recorrendo a um PowerPoint elaborado com a ajuda das professoras Ana Pedro e Maria João Pereira.

Depois pudemos conhecer alguns dos segredos de um “ilustrador profissional”, como referiu a Rita.

André Letria explicou-nos (e muito bem!) como nasce um projecto, o que pode servir de inspiração, como decorre a parceria com o pai, José Jorge Letria… Até nos mostrou um dos seus cadernos com ilustrações, esboços, rabiscos, os livros que vai buscar à editora em várias fases da concepção, falou-nos da Pato Lógico, a sua editora, e deixou-nos espreitar os seus próximos trabalhos. Respondeu às perguntas e satisfez a curiosidade da assistência, que estava bastante interessada.

Para terminar com muita cor, a Ana Lixa, em nome da turma, apresentou e ofereceu um painel inspirado no livro Os Animais Fantásticos. O André Letria ficou bem impressionado, elogiou os trabalhos, a colaboração dos professores e o bom comportamento dos alunos. E nós ficámos muito orgulhosos! Assim, vale a pena!

Notícia de última hora: Fomos convidados para a apresentação dos novos livros ilustrados pelo André. Ele vai estar na Feira do Livro, no próximo sábado, dia 7 de Maio. Não querem aparecer por lá?
AP

André Letria nas Redes Sociais:

"Uma maquete do livro De Caras a ser "testada" na escola Lima de Freitas, em Setúbal. O Pato esteve lá em Abril e foi muito bem recebido."

"Há pouco mais de um mês fui muito bem recebido na Escola Lima de Freitas em Setúbal por um grupo muito simpático de alunos e professores. Aqui ficam abraços de agradecimento a todos e uma história da visita no blogue da biblioteca da escola."

Obridada, André Letria e Edições Pato Lógico!

1 comentário:

AP disse...

André Letria, no Facebook, a propósito deste Encontro:
‎"Há pouco mais de um mês fui muito bem recebido na Escola Lima de Freitas em Setúbal por um grupo muito simpático de alunos e professores. Aqui ficam abraços de agradecimento a todos e uma história da visita no blogue da biblioteca da escola."

Exposição Dia Internacional dos Direitos Humanos

Exposição de trabalhos do 9º E (Mundo Atual) e do 12º E (Psicologia) para lembrar o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. Registo de pal...