Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

30 abril 2014

8ºG escreve no âmbito do Projeto SOBE

Nutri Ventures

Para variar apresento-vos uma série televisiva. A Nutri Ventures é uma série portuguesa que já chega a 40 milhões nos Estados Unidos da América. Presente em mais  23 países, espalhados pelo mundo é uma marca de entretenimento infantil que até já foi apadrinhada por Michelle Obama.
O seu objetivo visa a promoção da alimentação saudável contra a fast food e podem visioná-la na RTP2 ou no Canal Panda. Um formato infantil que defende uma alimentação saudável através da aventuras das personagens, esta foi a primeira série gravada originalmente em português e depois dobrada para inglês, sendo inédita a dobragem das vozes dos atores portugueses.
Que tal dar uma vista de olhos?
CC

29 abril 2014

Os Olhos de Buda

Desta vez, passadas as comemorações do 25 de abril, venho-vos sugerir um livro magnifico parte de uma trilogia que provavelmente até já ouviram falar: Imperatriz da Seda, "Os Olhos de Buda".
Sendo um especialista em História Oriental, o autor José Fréches consegue transmitir de uma maneira muito particular não só a vida da corte, como também os subterfúgios em que assentam os pilares das antigas dinastias. Este é um romance de aventuras, de trocas e da fascinante descoberta da diferença, mas é também, devido à intensa paixão que vai nascer entre um monge budista e uma jovem cristã, o ato de comunicação entre o Ocidente e o Oriente.
À tua espera na biblioteca. Boas leituras.
CC  

25 abril 2014

Escola Lima de Freitas celebra os 40 anos do 25 de abril

As comemorações dos 40 anos do 25 de abril, na Escola Lima de Freitas, iniciaram- se no dia 22 de abril e desdobrar-se-ão em diversas iniciativas até ao final deste mês:

De 22 a 30 de abril 
- exposição, no átrio da escola, de um painel alusivo aos 40 anos do 25 de abril;
- exposição, na entrada principal,  de cartazes comemorativos do aniversário do 25 de abril ao longo de vários anos;
- divulgação, na biblioteca, de recursos impressos e multimédia, sobre o 25 de abril.














Dia 24 de abril
- Sessão comemorativa dos 40 anos do 25 da abril, no auditório.
Foi uma sessão muito emotiva que contou com a participação dos alunos do 9º e 6º ano e do Coro Lima Vox. Houve momentos de declamação de poemas, vários apontamentos musicais  e apresentações multimédia de grande qualidade.

















Dia 28 de abril
- Visualização do filme Capitães de Abril.


24 abril 2014

Futsal juvenil feminino - Núcleo do Desporto Escolar da Escola Lima de Freitas

A equipa de Futsal Juvenil Feminino do núcleo do Desporto Escolar da Escola Lima de Freitas participou nos encontros da 1ª fase, onde obteve 10 pontos, fruto de três vitórias e uma derrota.
Assim sendo, esta equipa ficou em 1º lugar e passou à fase regional, que se vai disputar nas escolas do concelho de Almada, no fim de semana de 3 e 4 de maio de 2014.
Será uma experiência ímpar para as alunas/ atletas, uma vez que este encontro permitirá passar um fim de semana com direito a dormida, alimentação, muito convívio e ainda, uma possível passagem à fase nacional.

O professor de Educação Física
Paulo Lixa

23 abril 2014

23 de abril - Dia Mundial do Livro



O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

22 abril 2014

Alunos da Escola Lima de Freitas no Parlamento dos Jovens

Participámos no Parlamento dos Jovens

Foi no passado dia 25 de março que os alunos do ensino secundário, Bruna Francisco, Miguel Sousa, Beatriz Martins e Iara Monteiro, na qualidade de deputados, a aluna Catarina Seleiro, na qualidade de secretária da mesa da sessão distrital e Sofia Albuquerque, na qualidade de jornalista, acompanhados da professora Paula Ribeiro, representaram a Escola Secundária 2,3 Lima de Freitas na sessão distrital do Parlamento dos Jovens do círculo de Setúbal, que teve lugar no Barreiro.
O objetivo desta sessão foi elaborar o projeto de recomendação do círculo de Setúbal à sessão nacional e eleger as duas escolas representantes deste círculo, na sessão nacional.
A sessão contou com as comunicações do deputado Eduardo Cabrita, do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto e da representante do IPDJ, Eduarda Marques, os quais deram as boas vindas aos presentes e apresentaram a sua opinião sobre o tema “ Crise Demográfica”, referindo que O empenho dos jovens nesta iniciativa é um sinal de esperança”.
Eduardo Cabrita mostrou a sua preocupação relativamente ao tema em discussão, dizendo que desejava encontrar respostas para os desafios da crise demográfica. Por sua vez, Carlos Humberto, dirigindo-se aos jovens presentes no encontro, considerou que “ o Futuro deste país estará muito bem entregue à juventude de hoje em dia.
Após estas intervenções, houve um período destinado a perguntas, em que cada escola presente, questionou o deputado sobre a sua opinião e sensibilidade em relação ao tema. O deputado terminou este período de questões, dizendo: “ a felicidade de todos é um dever de quem tem atividade política.
Concluído este período, seguiu-se um momento de apresentação, debate e votação em relação às medidas apresentadas por cada escola para construir o documento para a sessão nacional. O projeto mais votado foi o apresentado pela Escola Secundária Jorge Peixinho.
Seguiu-se, depois, um momento de pausa para o almoço que decorreu na Escola Secundária Alfredo da Silva.
Depois do almoço e de volta ao auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, as escolas reuniram-se em pequenos grupos para discutir se as medidas apresentadas pela escola Secundária Jorge Peixinho eram eliminadas, alteradas ou aditadas. Este processo decorreu durante algum tempo, pois houve algum desacordo entre escolas.
Deu-se, por fim, lugar à votação, para eleição das duas escolas representantes do círculo de Setúbal, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. Foram eleitas o Colégio St. Peter’s School e a Escola Secundária 2,3 Lima de Freitas.
A sessão terminou com a decisão de uma proposta de tema para a próxima edição do Parlamento dos Jovens, que será apresentada na sessão nacional. O tema decidido foi: “ A co adoção por casais homossexuais.”
A sessão nacional decorrerá no Parlamento nos dias 26 e 27 de maio.

A aluna/jornalista Sofia Albuquerque

18 abril 2014

Newsletter da biblioteca - abril



Já está disponível a Newsletter da Biblioteca de abril!
Basta seguir o link ou ir ao menu lateral "Newsletters".
Boas leituras!

10 abril 2014

Sebastião da Gama evocado

Sebastião da Gama evocado Uma sessão evocativa com deposição de flores na estátua de Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão, a realizar a 10 de abril, de manhã, assinala o dia em que o poeta completaria 90 anos.
A cerimónia, com início às 09h30, é a primeira iniciativa de um programa comemorativo do 90.º aniversário de Sebastião da Gama, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal.
No dia 12, às 15h00, realiza-se um passeio na Serra da Arrábida aos locais que serviram de inspiração literária ao homenageado, com declamação de poemas por Alexandrina Pereira. As inscrições devem ser feitas no Museu Sebastião da Gama, em Vila Nogueira, diretamente ou pelo telefone 212 188 399 ou e-mail museusebastiaodagama@mun-setubal.pt.
À noite há mais duas iniciativas, a primeira das quais, às 21h00, é a inauguração, no Museu Sebastião da Gama, da exposição "Outros Poemas de Sebastião da Gama". A atividade, que inclui leitura de poemas inéditos, é organizada pela Associação Cultural Sebastião da Gama em parceria com a Autarquia.
O outro evento é um concerto do coro municipal Afina Setúbal e do Coral Infantil de Setúbal, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

02 abril 2014

Livros a preços em conta

Livros a preços em contaMilhares de títulos de várias editoras, do romance ao técnico, passando pela literatura infanto-juvenil, estão na Feira do Livro de Setúbal, na placa central da Avenida Luísa Todi, que promove ainda animações e encontros com autores.
Além das promoções, novidades e preços convidativos em todos os títulos, alguns vendidos a 1 euro, a Feira do Livro, a decorrer até dia 27, no horário das 10h00 às 22h00 e, às sextas e sábados, até às 23h00, proporciona sessões de autógrafos, conversas com escritores e animações para crianças.
Durante um mês e pelo quinto ano, a Página a Página - Divulgação do Livro, em colaboração com as editoras e numa parceria com a Câmara Municipal, promove esta iniciativa, que decorre no interior de uma tenda, montada na placa central da Avenida Luísa Todi, em frente da PSP, dispondo de pagamento por multibanco.
A Feira do Livro está a promover diversas sessões com autores como Francisco Lobo, nos dias 12 e 24, Cristina Costa e Teresa Baião Lopes, a 13, e Eduardo Raposo, a 26.
A 23 de abril, Dia Internacional do Livro, o poeta Joaquim Pessoa está à conversa com leitores, havendo espaço para a leitura de poemas da sua autoria e para autógrafos.
Ao longo da realização da Feira do Livro está patente uma exposição subordinada aos marcos 
biográficos e literários de Eça de Queirós. 

 
 

20 anos de Biblioteca Escolar

No âmbito das atividades de comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, na BE da Lima de Freitas, encontra-se em exposição...