CINELIMA - Plano Nacional de Cinema

16 março 2015

Parlamento dos Jovens - fase distrital


No dia 2 de março de 2015, realizou-se em Setúbal, na Escola Secundária Sebastião da Gama, a fase distrital do Projeto Parlamento dos Jovens, com a presença de 12 escolas do distrito de Setúbal. A marcar presença na mesa tivemos Ana Mimoso (Presidente da mesa), Paulo Ribeiro (Deputado da Assembleia), Fernanda Oliveira (Diretora do Agrupamento Sebastião da Gama) e Eduarda Marques (Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ).
Os trabalhos iniciaram-se pelas 9:00h e cada grupo de deputados tinha como objetivo (para além da apresentação da medidas) pôr questões sobre a atualidade, ao deputado Paulo Ribeiro.
Houve vários tipos de perguntas e todo o tipo de resposta, muitas delas baseavam-se no simples facto de, nós estudantes, nunca desistirmos de algo que realmente queremos.
Terminada a fase de questões ao deputado, iniciou-se a apresentação das medidas de cada escola e a “discussão” sobre o que cada grupo poderia mudar/melhorar nas medidas apresentadas. Ouvidas as várias opiniões procedeu-se à votação das medidas que iriam ser levadas à fase nacional, pelos três grupos vencedores. 
A escola vencedora foi a Escola Secundária do Monte da Caparica, com 19 votos
Depois de uma manhã preenchida houve uma pausa para almoço e também um pouco de convívio.
Pelas 14:00h deu-se início à segunda fase dos trabalhos. Houve uma divisão em grupos de trabalho (três grupos constituídos por 4 escolas cada um) para que, entre eles, fossem debatidas as medidas (nomeadamente as que poderiam ser alteradas, eliminadas e aditadas) do projeto de recomendaçãoa ser apresentado pelo círculo de Setúbal. Depois de 30 minutos de debate em privado, os três grupos voltaram para apresentar as suas propostas. Procedeu-se a várias votações, para apurar qual o projeto de recomendação do círculo de Setúbal a ser apresentado no Nacional. Por fim, houve uma votação para eleger as escolas representantes do círculo de Setúbal.
As três escolas que passaram à fase nacional foram: Escola Secundária Jorge Peixinho (16 votos),Escola secundária Fernão Mendes Pinto (12 votos) e a Escola secundária Emídio Navarro (11 votos), para porta voz foi eleito Francisco Carvalho da Escola Secundária Jorge Peixinho.

E assim, deu-se por terminada a fase distrital 2014/2015.
Deixamos aqui os nossos votos de boa sorte aos participantes que passaram à fase nacional. 

                                                                                                     Bárbara do Carmo
                                                                   Escola Básica e Secundária Lima de Freitas



                                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens TOP